Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004 |
Resumo: | Com base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização. |
id |
CEDES-2_36fb517b1e2952e600355da8999a4b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622013000200004 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docenteEnsino da compreensãoConversa sobre textosLeituraAlfabetizaçãoCom base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004Cadernos CEDES v.33 n.90 2013reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622013000200004info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Ana Carolina PerrusiLeal,Telma FerrazNascimento,Bárbhara Elyzabeth Souzapor2013-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622013000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2013-09-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
title |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
spellingShingle |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente Brandão,Ana Carolina Perrusi Ensino da compreensão Conversa sobre textos Leitura Alfabetização |
title_short |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
title_full |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
title_fullStr |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
title_full_unstemmed |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
title_sort |
Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente |
author |
Brandão,Ana Carolina Perrusi |
author_facet |
Brandão,Ana Carolina Perrusi Leal,Telma Ferraz Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza |
author_role |
author |
author2 |
Leal,Telma Ferraz Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão,Ana Carolina Perrusi Leal,Telma Ferraz Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da compreensão Conversa sobre textos Leitura Alfabetização |
topic |
Ensino da compreensão Conversa sobre textos Leitura Alfabetização |
description |
Com base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622013000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.33 n.90 2013 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605824049152 |