Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Ana Carolina Perrusi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leal,Telma Ferraz, Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004
Resumo: Com base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização.
id CEDES-2_36fb517b1e2952e600355da8999a4b84
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622013000200004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docenteEnsino da compreensãoConversa sobre textosLeituraAlfabetizaçãoCom base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004Cadernos CEDES v.33 n.90 2013reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622013000200004info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Ana Carolina PerrusiLeal,Telma FerrazNascimento,Bárbhara Elyzabeth Souzapor2013-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622013000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2013-09-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
title Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
spellingShingle Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
Brandão,Ana Carolina Perrusi
Ensino da compreensão
Conversa sobre textos
Leitura
Alfabetização
title_short Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
title_full Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
title_fullStr Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
title_full_unstemmed Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
title_sort Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente
author Brandão,Ana Carolina Perrusi
author_facet Brandão,Ana Carolina Perrusi
Leal,Telma Ferraz
Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza
author_role author
author2 Leal,Telma Ferraz
Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Ana Carolina Perrusi
Leal,Telma Ferraz
Nascimento,Bárbhara Elyzabeth Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da compreensão
Conversa sobre textos
Leitura
Alfabetização
topic Ensino da compreensão
Conversa sobre textos
Leitura
Alfabetização
description Com base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622013000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.33 n.90 2013
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605824049152