Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea. |
id |
CEDES-2_3814f1eb1431c6e5d0f7d35f7e7835e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622001000100003 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimentoDança-EducaçãoEnsinoCorpo diferenteO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003Cadernos CEDES v.21 n.53 2001reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622001000100003info:eu-repo/semantics/openAccessFreire,Ida Marapor2001-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622001000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-16T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
title |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
spellingShingle |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento Freire,Ida Mara Dança-Educação Ensino Corpo diferente |
title_short |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
title_full |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
title_fullStr |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
title_sort |
Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento |
author |
Freire,Ida Mara |
author_facet |
Freire,Ida Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire,Ida Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança-Educação Ensino Corpo diferente |
topic |
Dança-Educação Ensino Corpo diferente |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622001000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.21 n.53 2001 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604844679168 |