Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire,Ida Mara
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.
id CEDES-2_3814f1eb1431c6e5d0f7d35f7e7835e3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622001000100003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimentoDança-EducaçãoEnsinoCorpo diferenteO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003Cadernos CEDES v.21 n.53 2001reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622001000100003info:eu-repo/semantics/openAccessFreire,Ida Marapor2001-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622001000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-16T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
title Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
spellingShingle Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
Freire,Ida Mara
Dança-Educação
Ensino
Corpo diferente
title_short Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
title_full Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
title_fullStr Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
title_full_unstemmed Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
title_sort Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento
author Freire,Ida Mara
author_facet Freire,Ida Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire,Ida Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Dança-Educação
Ensino
Corpo diferente
topic Dança-Educação
Ensino
Corpo diferente
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622001000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.21 n.53 2001
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604844679168