Corpo, dança e educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Isabel A.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138
Resumo: Este artigo discute algumas relações existentes entre conceitos de corpo e de dança. Alicerçado pela história da dança, desde Isadora Duncan às experiências modernas e contemporâneas Oudson Church, BiII T. Jones, Pina Bausch etc.), a autora pontua desdobramentos educacionais na área de ensino de dança decorrentes destes conceitos. Para tanto, parte de história de vida pessoal, comentando e discutindo o ensino de dança recebido desde o balé clássico às propostas de dança ditas "contemporâneas". A autora termina o artigo leventando questões sobre o corpo e a dança no mundo tecnológico e como isto pode vir a alterar e/ou contribuir com o desdobramentos de suas propostas educacionais.Abstract:in this article the author relates different concepts of the body and the dance in society. Based on dance history, from Isadora Duncan to modem and contemporary dance Oudson Church, BiII T. Jone, Pina Bausch), she points out some developments of a pedagogy of dance that might come from these concepts. The author's standpoint is her own !ife story learning dance in different places and with different social and cultural backgrounds, from cIassical balIet to contemporary dance. The author finishes her discussion bringing up questions about the body and the dance in technological society and how this relationship might affect and/or contribute towards the development of educational proposals in the teaching of dance.Descriptors: Dance. Education. Body. History
id UNICAMP-18_e59023c9097173110ba11e35105f8888
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644138
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Corpo, dança e educação contemporâneaDança. Educação. Corpo. HistóriaEducaçãoEste artigo discute algumas relações existentes entre conceitos de corpo e de dança. Alicerçado pela história da dança, desde Isadora Duncan às experiências modernas e contemporâneas Oudson Church, BiII T. Jones, Pina Bausch etc.), a autora pontua desdobramentos educacionais na área de ensino de dança decorrentes destes conceitos. Para tanto, parte de história de vida pessoal, comentando e discutindo o ensino de dança recebido desde o balé clássico às propostas de dança ditas "contemporâneas". A autora termina o artigo leventando questões sobre o corpo e a dança no mundo tecnológico e como isto pode vir a alterar e/ou contribuir com o desdobramentos de suas propostas educacionais.Abstract:in this article the author relates different concepts of the body and the dance in society. Based on dance history, from Isadora Duncan to modem and contemporary dance Oudson Church, BiII T. Jone, Pina Bausch), she points out some developments of a pedagogy of dance that might come from these concepts. The author's standpoint is her own !ife story learning dance in different places and with different social and cultural backgrounds, from cIassical balIet to contemporary dance. The author finishes her discussion bringing up questions about the body and the dance in technological society and how this relationship might affect and/or contribute towards the development of educational proposals in the teaching of dance.Descriptors: Dance. Education. Body. HistoryUniversidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 70-78Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 70-78Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 70-781980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138/11576Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Isabel A.2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644138Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, dança e educação contemporânea
title Corpo, dança e educação contemporânea
spellingShingle Corpo, dança e educação contemporânea
Marques, Isabel A.
Dança. Educação. Corpo. História
Educação
title_short Corpo, dança e educação contemporânea
title_full Corpo, dança e educação contemporânea
title_fullStr Corpo, dança e educação contemporânea
title_full_unstemmed Corpo, dança e educação contemporânea
title_sort Corpo, dança e educação contemporânea
author Marques, Isabel A.
author_facet Marques, Isabel A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Isabel A.
dc.subject.por.fl_str_mv Dança. Educação. Corpo. História
Educação
topic Dança. Educação. Corpo. História
Educação
description Este artigo discute algumas relações existentes entre conceitos de corpo e de dança. Alicerçado pela história da dança, desde Isadora Duncan às experiências modernas e contemporâneas Oudson Church, BiII T. Jones, Pina Bausch etc.), a autora pontua desdobramentos educacionais na área de ensino de dança decorrentes destes conceitos. Para tanto, parte de história de vida pessoal, comentando e discutindo o ensino de dança recebido desde o balé clássico às propostas de dança ditas "contemporâneas". A autora termina o artigo leventando questões sobre o corpo e a dança no mundo tecnológico e como isto pode vir a alterar e/ou contribuir com o desdobramentos de suas propostas educacionais.Abstract:in this article the author relates different concepts of the body and the dance in society. Based on dance history, from Isadora Duncan to modem and contemporary dance Oudson Church, BiII T. Jone, Pina Bausch), she points out some developments of a pedagogy of dance that might come from these concepts. The author's standpoint is her own !ife story learning dance in different places and with different social and cultural backgrounds, from cIassical balIet to contemporary dance. The author finishes her discussion bringing up questions about the body and the dance in technological society and how this relationship might affect and/or contribute towards the development of educational proposals in the teaching of dance.Descriptors: Dance. Education. Body. History
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138/11576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 70-78
Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 70-78
Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 70-78
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187363848192