Corpo, dança e educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138 |
Resumo: | Este artigo discute algumas relações existentes entre conceitos de corpo e de dança. Alicerçado pela história da dança, desde Isadora Duncan às experiências modernas e contemporâneas Oudson Church, BiII T. Jones, Pina Bausch etc.), a autora pontua desdobramentos educacionais na área de ensino de dança decorrentes destes conceitos. Para tanto, parte de história de vida pessoal, comentando e discutindo o ensino de dança recebido desde o balé clássico às propostas de dança ditas "contemporâneas". A autora termina o artigo leventando questões sobre o corpo e a dança no mundo tecnológico e como isto pode vir a alterar e/ou contribuir com o desdobramentos de suas propostas educacionais.Abstract:in this article the author relates different concepts of the body and the dance in society. Based on dance history, from Isadora Duncan to modem and contemporary dance Oudson Church, BiII T. Jone, Pina Bausch), she points out some developments of a pedagogy of dance that might come from these concepts. The author's standpoint is her own !ife story learning dance in different places and with different social and cultural backgrounds, from cIassical balIet to contemporary dance. The author finishes her discussion bringing up questions about the body and the dance in technological society and how this relationship might affect and/or contribute towards the development of educational proposals in the teaching of dance.Descriptors: Dance. Education. Body. History |
id |
UNICAMP-18_e59023c9097173110ba11e35105f8888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644138 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo, dança e educação contemporâneaDança. Educação. Corpo. HistóriaEducaçãoEste artigo discute algumas relações existentes entre conceitos de corpo e de dança. Alicerçado pela história da dança, desde Isadora Duncan às experiências modernas e contemporâneas Oudson Church, BiII T. Jones, Pina Bausch etc.), a autora pontua desdobramentos educacionais na área de ensino de dança decorrentes destes conceitos. Para tanto, parte de história de vida pessoal, comentando e discutindo o ensino de dança recebido desde o balé clássico às propostas de dança ditas "contemporâneas". A autora termina o artigo leventando questões sobre o corpo e a dança no mundo tecnológico e como isto pode vir a alterar e/ou contribuir com o desdobramentos de suas propostas educacionais.Abstract:in this article the author relates different concepts of the body and the dance in society. Based on dance history, from Isadora Duncan to modem and contemporary dance Oudson Church, BiII T. Jone, Pina Bausch), she points out some developments of a pedagogy of dance that might come from these concepts. The author's standpoint is her own !ife story learning dance in different places and with different social and cultural backgrounds, from cIassical balIet to contemporary dance. The author finishes her discussion bringing up questions about the body and the dance in technological society and how this relationship might affect and/or contribute towards the development of educational proposals in the teaching of dance.Descriptors: Dance. Education. Body. HistoryUniversidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 70-78Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 70-78Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 70-781980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138/11576Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Isabel A.2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644138Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo, dança e educação contemporânea |
title |
Corpo, dança e educação contemporânea |
spellingShingle |
Corpo, dança e educação contemporânea Marques, Isabel A. Dança. Educação. Corpo. História Educação |
title_short |
Corpo, dança e educação contemporânea |
title_full |
Corpo, dança e educação contemporânea |
title_fullStr |
Corpo, dança e educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Corpo, dança e educação contemporânea |
title_sort |
Corpo, dança e educação contemporânea |
author |
Marques, Isabel A. |
author_facet |
Marques, Isabel A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Isabel A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança. Educação. Corpo. História Educação |
topic |
Dança. Educação. Corpo. História Educação |
description |
Este artigo discute algumas relações existentes entre conceitos de corpo e de dança. Alicerçado pela história da dança, desde Isadora Duncan às experiências modernas e contemporâneas Oudson Church, BiII T. Jones, Pina Bausch etc.), a autora pontua desdobramentos educacionais na área de ensino de dança decorrentes destes conceitos. Para tanto, parte de história de vida pessoal, comentando e discutindo o ensino de dança recebido desde o balé clássico às propostas de dança ditas "contemporâneas". A autora termina o artigo leventando questões sobre o corpo e a dança no mundo tecnológico e como isto pode vir a alterar e/ou contribuir com o desdobramentos de suas propostas educacionais.Abstract:in this article the author relates different concepts of the body and the dance in society. Based on dance history, from Isadora Duncan to modem and contemporary dance Oudson Church, BiII T. Jone, Pina Bausch), she points out some developments of a pedagogy of dance that might come from these concepts. The author's standpoint is her own !ife story learning dance in different places and with different social and cultural backgrounds, from cIassical balIet to contemporary dance. The author finishes her discussion bringing up questions about the body and the dance in technological society and how this relationship might affect and/or contribute towards the development of educational proposals in the teaching of dance.Descriptors: Dance. Education. Body. History |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644138/11576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 70-78 Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 70-78 Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 70-78 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217187363848192 |