As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazetta,Valéria
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008
Resumo: Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.
id CEDES-2_3a16a7378e7bb94456a2ddd49d29cd59
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003000200008
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografiaFotografias aéreas verticaisAprendizagem escolarCartografia escolarEsta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008Cadernos CEDES v.23 n.60 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCazetta,Valériapor2003-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2003-10-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
title As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
spellingShingle As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
Cazetta,Valéria
Fotografias aéreas verticais
Aprendizagem escolar
Cartografia escolar
title_short As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
title_full As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
title_fullStr As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
title_full_unstemmed As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
title_sort As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
author Cazetta,Valéria
author_facet Cazetta,Valéria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazetta,Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografias aéreas verticais
Aprendizagem escolar
Cartografia escolar
topic Fotografias aéreas verticais
Aprendizagem escolar
Cartografia escolar
description Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.60 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605128843264