As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008 |
Resumo: | Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar. |
id |
CEDES-2_3a16a7378e7bb94456a2ddd49d29cd59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622003000200008 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografiaFotografias aéreas verticaisAprendizagem escolarCartografia escolarEsta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008Cadernos CEDES v.23 n.60 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003000200008info:eu-repo/semantics/openAccessCazetta,Valériapor2003-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2003-10-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
title |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
spellingShingle |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia Cazetta,Valéria Fotografias aéreas verticais Aprendizagem escolar Cartografia escolar |
title_short |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
title_full |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
title_fullStr |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
title_sort |
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de geografia |
author |
Cazetta,Valéria |
author_facet |
Cazetta,Valéria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazetta,Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografias aéreas verticais Aprendizagem escolar Cartografia escolar |
topic |
Fotografias aéreas verticais Aprendizagem escolar Cartografia escolar |
description |
Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622003000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.23 n.60 2003 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605128843264 |