INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tocantins,Geusiane Miranda de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wiggers,Ingrid Dittrich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100076
Resumo: RESUMO O artigo objetiva analisar apropriações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco em mídias e tecnologias digitais, por crianças e adolescentes. Os dados foram constituídos por narrativas gráficas, em forma de histórias em quadrinhos produzidas pelos sujeitos, bem como por narrativas orais, em entrevistas episódicas. Participaram 21 estudantes da Escola Parque Anísio Teixeira. Os resultados indicam apropriações em convergência para uso individualizado das TIC, em crescente ocupação dos tempos e espaços do cotidiano. Sobretudo, crianças e adolescentes se distinguem, entre si, em suas apropriações.
id CEDES-2_3c138cc38fc6c5bd6d411710cf9fe911
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622021000100076
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOSTICTecnologias digitaisApropriaçãoCrianças e adolescentesCotidianoRESUMO O artigo objetiva analisar apropriações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco em mídias e tecnologias digitais, por crianças e adolescentes. Os dados foram constituídos por narrativas gráficas, em forma de histórias em quadrinhos produzidas pelos sujeitos, bem como por narrativas orais, em entrevistas episódicas. Participaram 21 estudantes da Escola Parque Anísio Teixeira. Os resultados indicam apropriações em convergência para uso individualizado das TIC, em crescente ocupação dos tempos e espaços do cotidiano. Sobretudo, crianças e adolescentes se distinguem, entre si, em suas apropriações.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100076Cadernos CEDES v.41 n.113 2021reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc231445info:eu-repo/semantics/openAccessTocantins,Geusiane Miranda de OliveiraWiggers,Ingrid Dittrichpor2021-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622021000100076Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2021-01-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
title INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
spellingShingle INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
Tocantins,Geusiane Miranda de Oliveira
TIC
Tecnologias digitais
Apropriação
Crianças e adolescentes
Cotidiano
title_short INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
title_full INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
title_fullStr INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
title_full_unstemmed INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
title_sort INFÂNCIA E MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE SEUS COTIDIANOS
author Tocantins,Geusiane Miranda de Oliveira
author_facet Tocantins,Geusiane Miranda de Oliveira
Wiggers,Ingrid Dittrich
author_role author
author2 Wiggers,Ingrid Dittrich
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tocantins,Geusiane Miranda de Oliveira
Wiggers,Ingrid Dittrich
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Tecnologias digitais
Apropriação
Crianças e adolescentes
Cotidiano
topic TIC
Tecnologias digitais
Apropriação
Crianças e adolescentes
Cotidiano
description RESUMO O artigo objetiva analisar apropriações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco em mídias e tecnologias digitais, por crianças e adolescentes. Os dados foram constituídos por narrativas gráficas, em forma de histórias em quadrinhos produzidas pelos sujeitos, bem como por narrativas orais, em entrevistas episódicas. Participaram 21 estudantes da Escola Parque Anísio Teixeira. Os resultados indicam apropriações em convergência para uso individualizado das TIC, em crescente ocupação dos tempos e espaços do cotidiano. Sobretudo, crianças e adolescentes se distinguem, entre si, em suas apropriações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100076
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000100076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc231445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.41 n.113 2021
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606372454400