PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000200222 |
Resumo: | RESUMO: Proponho, neste texto, discutir alguns aspectos dos processos de legitimação da liguagem oral como objeto de saber escolar e, especialmente, de ensino da disciplina curricular língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresento, inicialmente, um breve panorama do estatuto que a linguagem oral adquire no percurso histórico de constituição dessa disciplina. Em seguida, busco qualificar os modos com que esse estatuto se reconfigura no processo de produção do gênero textual debate oral por jovens estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Belém, Pará, Brasil, em 2006. A descrição e análise de textos orais e escritos produzidos pelos alunos nesse processo permitem problematizar os desafios que a abordagem da linguagem oral coloca para as práticas efetivas de ensino, tendo em vista a finalidade curricular de promover a formação do aluno como cidadão crítico e participante ativo na vida social brasileira da atualidade. |
id |
CEDES-2_4118025745705614b7f9305f718396f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622018000200222 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAISEnsino de língua portuguesaGênero textualLegitimaçãoLinguagem oralRESUMO: Proponho, neste texto, discutir alguns aspectos dos processos de legitimação da liguagem oral como objeto de saber escolar e, especialmente, de ensino da disciplina curricular língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresento, inicialmente, um breve panorama do estatuto que a linguagem oral adquire no percurso histórico de constituição dessa disciplina. Em seguida, busco qualificar os modos com que esse estatuto se reconfigura no processo de produção do gênero textual debate oral por jovens estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Belém, Pará, Brasil, em 2006. A descrição e análise de textos orais e escritos produzidos pelos alunos nesse processo permitem problematizar os desafios que a abordagem da linguagem oral coloca para as práticas efetivas de ensino, tendo em vista a finalidade curricular de promover a formação do aluno como cidadão crítico e participante ativo na vida social brasileira da atualidade.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000200222Cadernos CEDES v.38 n.105 2018reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622018183601info:eu-repo/semantics/openAccessNonato,Sandovalpor2018-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622018000200222Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2018-06-18T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
title |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
spellingShingle |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS Nonato,Sandoval Ensino de língua portuguesa Gênero textual Legitimação Linguagem oral |
title_short |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
title_full |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
title_fullStr |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
title_sort |
PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PANORAMA HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS |
author |
Nonato,Sandoval |
author_facet |
Nonato,Sandoval |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonato,Sandoval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Gênero textual Legitimação Linguagem oral |
topic |
Ensino de língua portuguesa Gênero textual Legitimação Linguagem oral |
description |
RESUMO: Proponho, neste texto, discutir alguns aspectos dos processos de legitimação da liguagem oral como objeto de saber escolar e, especialmente, de ensino da disciplina curricular língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresento, inicialmente, um breve panorama do estatuto que a linguagem oral adquire no percurso histórico de constituição dessa disciplina. Em seguida, busco qualificar os modos com que esse estatuto se reconfigura no processo de produção do gênero textual debate oral por jovens estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Belém, Pará, Brasil, em 2006. A descrição e análise de textos orais e escritos produzidos pelos alunos nesse processo permitem problematizar os desafios que a abordagem da linguagem oral coloca para as práticas efetivas de ensino, tendo em vista a finalidade curricular de promover a formação do aluno como cidadão crítico e participante ativo na vida social brasileira da atualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000200222 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000200222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/cc0101-32622018183601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.38 n.105 2018 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606200487936 |