Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577 |
Resumo: | Este estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa. |
id |
UFMG-7_31ee1268c7e0e8c93ff34b0f7a95ec38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13577 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professorEnsino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágioEste estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Bolsa de Produtividade em Pesquisa 310898_2015-3 – Março/2016-Março/2019)Nonato, Sandoval2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577/1125612159http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13577/2015Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13577Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
spellingShingle |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor Nonato, Sandoval Ensino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágio |
title_short |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_full |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_fullStr |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_full_unstemmed |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_sort |
Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
author |
Nonato, Sandoval |
author_facet |
Nonato, Sandoval |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Bolsa de Produtividade em Pesquisa 310898_2015-3 – Março/2016-Março/2019) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonato, Sandoval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágio |
topic |
Ensino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágio |
description |
Este estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577/1125612159 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13577/2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102294032384 |