Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonato, Sandoval
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577
Resumo: Este estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.
id UFMG-7_31ee1268c7e0e8c93ff34b0f7a95ec38
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13577
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professorEnsino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágioEste estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Bolsa de Produtividade em Pesquisa 310898_2015-3 – Março/2016-Março/2019)Nonato, Sandoval2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577/1125612159http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13577/2015Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13577Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
spellingShingle Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
Nonato, Sandoval
Ensino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágio
title_short Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_full Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_fullStr Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_full_unstemmed Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_sort Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor
author Nonato, Sandoval
author_facet Nonato, Sandoval
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Bolsa de Produtividade em Pesquisa 310898_2015-3 – Março/2016-Março/2019)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonato, Sandoval
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágio
topic Ensino de Língua Portuguesa; Formação docente; Gênero textual; Oralidade; Relatório de estágio
description Este estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa, na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13577/1125612159
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13577/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102294032384