IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007 |
Resumo: | RESUMO: A idade pré-escolar é um período delicado em que as funções psíquicas de um indivíduo se desenvolvem e se estabelecem. A imaginação é o principal evento psicológico, que surge como um processo psíquico e define-se, segundo V. V. Davydov, como a capacidade de enxergar o todo antes dos seus detalhes e transferir as funções inerentes de um objeto para o outro, que não os possui. A imaginação musical tem uma ligação muito próxima com o sentido musical, que é uma consequência das vivências da criança e das suas interações sociais. Além disso, é determinada pela capacidade de realizar as ideias por meio das ferramentas de produção de sons. Tais fenômenos permitem o surgimento da imagem musical, que define a capacidade de ouvir e compreender as melodias. |
id |
CEDES-2_46815117ae3ec6986b9c6cb9cd0ef931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622019000100007 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLARImaginaçãoImaginação musicalCriança pré-escolarDesenvolvimento infantilRESUMO: A idade pré-escolar é um período delicado em que as funções psíquicas de um indivíduo se desenvolvem e se estabelecem. A imaginação é o principal evento psicológico, que surge como um processo psíquico e define-se, segundo V. V. Davydov, como a capacidade de enxergar o todo antes dos seus detalhes e transferir as funções inerentes de um objeto para o outro, que não os possui. A imaginação musical tem uma ligação muito próxima com o sentido musical, que é uma consequência das vivências da criança e das suas interações sociais. Além disso, é determinada pela capacidade de realizar as ideias por meio das ferramentas de produção de sons. Tais fenômenos permitem o surgimento da imagem musical, que define a capacidade de ouvir e compreender as melodias.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007Cadernos CEDES v.39 n.107 2019reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622019213046info:eu-repo/semantics/openAccessPetrenko,Svetlanapor2019-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622019000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2019-05-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
title |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
spellingShingle |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR Petrenko,Svetlana Imaginação Imaginação musical Criança pré-escolar Desenvolvimento infantil |
title_short |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_full |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_fullStr |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
title_sort |
IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR |
author |
Petrenko,Svetlana |
author_facet |
Petrenko,Svetlana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrenko,Svetlana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginação Imaginação musical Criança pré-escolar Desenvolvimento infantil |
topic |
Imaginação Imaginação musical Criança pré-escolar Desenvolvimento infantil |
description |
RESUMO: A idade pré-escolar é um período delicado em que as funções psíquicas de um indivíduo se desenvolvem e se estabelecem. A imaginação é o principal evento psicológico, que surge como um processo psíquico e define-se, segundo V. V. Davydov, como a capacidade de enxergar o todo antes dos seus detalhes e transferir as funções inerentes de um objeto para o outro, que não os possui. A imaginação musical tem uma ligação muito próxima com o sentido musical, que é uma consequência das vivências da criança e das suas interações sociais. Além disso, é determinada pela capacidade de realizar as ideias por meio das ferramentas de produção de sons. Tais fenômenos permitem o surgimento da imagem musical, que define a capacidade de ouvir e compreender as melodias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/cc0101-32622019213046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.39 n.107 2019 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606213070848 |