IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrenko,Svetlana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007
Resumo: RESUMO: A idade pré-escolar é um período delicado em que as funções psíquicas de um indivíduo se desenvolvem e se estabelecem. A imaginação é o principal evento psicológico, que surge como um processo psíquico e define-se, segundo V. V. Davydov, como a capacidade de enxergar o todo antes dos seus detalhes e transferir as funções inerentes de um objeto para o outro, que não os possui. A imaginação musical tem uma ligação muito próxima com o sentido musical, que é uma consequência das vivências da criança e das suas interações sociais. Além disso, é determinada pela capacidade de realizar as ideias por meio das ferramentas de produção de sons. Tais fenômenos permitem o surgimento da imagem musical, que define a capacidade de ouvir e compreender as melodias.
id CEDES-2_46815117ae3ec6986b9c6cb9cd0ef931
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622019000100007
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLARImaginaçãoImaginação musicalCriança pré-escolarDesenvolvimento infantilRESUMO: A idade pré-escolar é um período delicado em que as funções psíquicas de um indivíduo se desenvolvem e se estabelecem. A imaginação é o principal evento psicológico, que surge como um processo psíquico e define-se, segundo V. V. Davydov, como a capacidade de enxergar o todo antes dos seus detalhes e transferir as funções inerentes de um objeto para o outro, que não os possui. A imaginação musical tem uma ligação muito próxima com o sentido musical, que é uma consequência das vivências da criança e das suas interações sociais. Além disso, é determinada pela capacidade de realizar as ideias por meio das ferramentas de produção de sons. Tais fenômenos permitem o surgimento da imagem musical, que define a capacidade de ouvir e compreender as melodias.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007Cadernos CEDES v.39 n.107 2019reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622019213046info:eu-repo/semantics/openAccessPetrenko,Svetlanapor2019-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622019000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2019-05-27T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
title IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
spellingShingle IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
Petrenko,Svetlana
Imaginação
Imaginação musical
Criança pré-escolar
Desenvolvimento infantil
title_short IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_full IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_fullStr IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_full_unstemmed IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
title_sort IMAGINAÇÃO MUSICAL NA IDADE PRÉ-ESCOLAR
author Petrenko,Svetlana
author_facet Petrenko,Svetlana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrenko,Svetlana
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
Imaginação musical
Criança pré-escolar
Desenvolvimento infantil
topic Imaginação
Imaginação musical
Criança pré-escolar
Desenvolvimento infantil
description RESUMO: A idade pré-escolar é um período delicado em que as funções psíquicas de um indivíduo se desenvolvem e se estabelecem. A imaginação é o principal evento psicológico, que surge como um processo psíquico e define-se, segundo V. V. Davydov, como a capacidade de enxergar o todo antes dos seus detalhes e transferir as funções inerentes de um objeto para o outro, que não os possui. A imaginação musical tem uma ligação muito próxima com o sentido musical, que é uma consequência das vivências da criança e das suas interações sociais. Além disso, é determinada pela capacidade de realizar as ideias por meio das ferramentas de produção de sons. Tais fenômenos permitem o surgimento da imagem musical, que define a capacidade de ouvir e compreender as melodias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc0101-32622019213046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.39 n.107 2019
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606213070848