Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Doraci Alves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Camargo,Dulce Maria Pompêo de, Costa,Rafael Fernando da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000300007
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre Oficinas Pedagógicas de Sociologia oferecidas mensalmente para a formação continuada de professores de ensino médio da escola pública, bem como para a formação de licenciados de Ciências Sociais pelo Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (lesc) da puc-campinas (1998-2007). O conceito de "confluência perversa" permitiu-nos repensar as oficinas em meio à disputa entre o projeto político democrático e o projeto político neoliberal, uma vez que a educação e a escola passaram, desde o início de 1990, por transformações que atingiram as relações de trabalho docente, cada vez mais fragmentado e desregulamentado. E mais, além da implantação de avaliações de larga escala com criação de rankings entre as escolas públicas, estas passaram a ser disputadas por projetos de educação não formal da sociedade civil, em "parcerias" pouco preocupadas com uma discussão democrática interna para se adequarem à realidade concreta das escolas. Tais desafios, ao nosso entender, são um dos núcleos de atuação da "confluência perversa" no país, pouco percebida naqueles anos de lesc e talvez até nos dias de hoje.
id CEDES-2_4dd5aebe8da18e60a117b63debbad292
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622011000300007
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"Formação de professoresSociologiaEnsino médioConfluência perversaEste artigo apresenta uma reflexão sobre Oficinas Pedagógicas de Sociologia oferecidas mensalmente para a formação continuada de professores de ensino médio da escola pública, bem como para a formação de licenciados de Ciências Sociais pelo Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (lesc) da puc-campinas (1998-2007). O conceito de "confluência perversa" permitiu-nos repensar as oficinas em meio à disputa entre o projeto político democrático e o projeto político neoliberal, uma vez que a educação e a escola passaram, desde o início de 1990, por transformações que atingiram as relações de trabalho docente, cada vez mais fragmentado e desregulamentado. E mais, além da implantação de avaliações de larga escala com criação de rankings entre as escolas públicas, estas passaram a ser disputadas por projetos de educação não formal da sociedade civil, em "parcerias" pouco preocupadas com uma discussão democrática interna para se adequarem à realidade concreta das escolas. Tais desafios, ao nosso entender, são um dos núcleos de atuação da "confluência perversa" no país, pouco percebida naqueles anos de lesc e talvez até nos dias de hoje.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000300007Cadernos CEDES v.31 n.85 2011reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622011000300007info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Doraci AlvesCamargo,Dulce Maria Pompêo deCosta,Rafael Fernando dapor2012-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622011000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2012-05-08T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
title Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
spellingShingle Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
Lopes,Doraci Alves
Formação de professores
Sociologia
Ensino médio
Confluência perversa
title_short Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
title_full Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
title_fullStr Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
title_full_unstemmed Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
title_sort Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa"
author Lopes,Doraci Alves
author_facet Lopes,Doraci Alves
Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Costa,Rafael Fernando da
author_role author
author2 Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Costa,Rafael Fernando da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Doraci Alves
Camargo,Dulce Maria Pompêo de
Costa,Rafael Fernando da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Sociologia
Ensino médio
Confluência perversa
topic Formação de professores
Sociologia
Ensino médio
Confluência perversa
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre Oficinas Pedagógicas de Sociologia oferecidas mensalmente para a formação continuada de professores de ensino médio da escola pública, bem como para a formação de licenciados de Ciências Sociais pelo Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (lesc) da puc-campinas (1998-2007). O conceito de "confluência perversa" permitiu-nos repensar as oficinas em meio à disputa entre o projeto político democrático e o projeto político neoliberal, uma vez que a educação e a escola passaram, desde o início de 1990, por transformações que atingiram as relações de trabalho docente, cada vez mais fragmentado e desregulamentado. E mais, além da implantação de avaliações de larga escala com criação de rankings entre as escolas públicas, estas passaram a ser disputadas por projetos de educação não formal da sociedade civil, em "parcerias" pouco preocupadas com uma discussão democrática interna para se adequarem à realidade concreta das escolas. Tais desafios, ao nosso entender, são um dos núcleos de atuação da "confluência perversa" no país, pouco percebida naqueles anos de lesc e talvez até nos dias de hoje.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622011000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.31 n.85 2011
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605555613696