DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Maria Aparecida Milanez
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guimarães, Jairo de Carvalho, Teixeira, Solange Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16189
Resumo: Este artigo realiza uma discussão crítica da democracia liberal enquanto direito político e sua relação com os contextos de dois momentos do neoliberalismo – ortodoxo e heterodoxo –, evidenciando as disputas de significados em torno de mecanismos democráticos no embate entre as forças sociais populares e as forças do neoliberalismo. Como referência de conteúdo para pensar esses momentos do neoliberalismo, lança-se mão de análise a partir da Teoria Democrática Deliberativa, como alternativa possível para o avanço da democracia como processo argumentativo entre opiniões diversas, isto é, a possibilidade de que os arranjos argumentativos contribuam para a mobilização de grupos em desvantagem visando à consolidação da cidadania, via a participação ativa dos indivíduos. Nesta perspectiva, realiza-se uma revisão de literatura que visa a dar conta dos conceitos políticos e da dimensão da historicidade que perpassam estas disputas de significados. Para tanto, o estudo se apoia nas concepções de Santos (2013), Dagnino (2004a; 2004b), Nogueira (2011) e Avritzer (2000). Conclui-se que o neoliberalismo tem promovido uma participação que se apresenta mais como representação de interesses particulares, e que mesmo com as inflexões causadas pela ampliação de mecanismos de participação durante o neoliberalismo heterodoxo, ainda é necessário avançar em termos de uma participação mais autônoma do sujeito coletivo, na relação sociedade-Estado, e que os arranjos deliberativos – traduzidos aqui como instrumentos legítimos que buscam viabilizar a demarcação de territórios como formas ampliadas de participação do corpo coletivo – sejam capazes de propiciar que interesses distintos possam argumentar sobre suas posições.
id UNISC-2_e80100219f2f93e4e21ecd9ae6808ea4
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/16189
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIADemocracia. Confluência Perversa. Cidadania.Este artigo realiza uma discussão crítica da democracia liberal enquanto direito político e sua relação com os contextos de dois momentos do neoliberalismo – ortodoxo e heterodoxo –, evidenciando as disputas de significados em torno de mecanismos democráticos no embate entre as forças sociais populares e as forças do neoliberalismo. Como referência de conteúdo para pensar esses momentos do neoliberalismo, lança-se mão de análise a partir da Teoria Democrática Deliberativa, como alternativa possível para o avanço da democracia como processo argumentativo entre opiniões diversas, isto é, a possibilidade de que os arranjos argumentativos contribuam para a mobilização de grupos em desvantagem visando à consolidação da cidadania, via a participação ativa dos indivíduos. Nesta perspectiva, realiza-se uma revisão de literatura que visa a dar conta dos conceitos políticos e da dimensão da historicidade que perpassam estas disputas de significados. Para tanto, o estudo se apoia nas concepções de Santos (2013), Dagnino (2004a; 2004b), Nogueira (2011) e Avritzer (2000). Conclui-se que o neoliberalismo tem promovido uma participação que se apresenta mais como representação de interesses particulares, e que mesmo com as inflexões causadas pela ampliação de mecanismos de participação durante o neoliberalismo heterodoxo, ainda é necessário avançar em termos de uma participação mais autônoma do sujeito coletivo, na relação sociedade-Estado, e que os arranjos deliberativos – traduzidos aqui como instrumentos legítimos que buscam viabilizar a demarcação de territórios como formas ampliadas de participação do corpo coletivo – sejam capazes de propiciar que interesses distintos possam argumentar sobre suas posições.Unisc2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16189Barbarói; v. 1 n. 61 (2022): n. 61 Edição (2022)1982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16189/10638Copyright (c) 2022 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Maria Aparecida MilanezGuimarães, Jairo de CarvalhoTeixeira, Solange Maria2022-09-27T12:16:00Zoai:ojs.online.unisc.br:article/16189Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2022-09-27T12:16Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
title DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
spellingShingle DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
Cavalcante, Maria Aparecida Milanez
Democracia. Confluência Perversa. Cidadania.
title_short DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
title_full DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
title_fullStr DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
title_full_unstemmed DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
title_sort DEMOCRACIA E NEOLIBERALISMO: AVANÇOS E INSUFICIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA
author Cavalcante, Maria Aparecida Milanez
author_facet Cavalcante, Maria Aparecida Milanez
Guimarães, Jairo de Carvalho
Teixeira, Solange Maria
author_role author
author2 Guimarães, Jairo de Carvalho
Teixeira, Solange Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Maria Aparecida Milanez
Guimarães, Jairo de Carvalho
Teixeira, Solange Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia. Confluência Perversa. Cidadania.
topic Democracia. Confluência Perversa. Cidadania.
description Este artigo realiza uma discussão crítica da democracia liberal enquanto direito político e sua relação com os contextos de dois momentos do neoliberalismo – ortodoxo e heterodoxo –, evidenciando as disputas de significados em torno de mecanismos democráticos no embate entre as forças sociais populares e as forças do neoliberalismo. Como referência de conteúdo para pensar esses momentos do neoliberalismo, lança-se mão de análise a partir da Teoria Democrática Deliberativa, como alternativa possível para o avanço da democracia como processo argumentativo entre opiniões diversas, isto é, a possibilidade de que os arranjos argumentativos contribuam para a mobilização de grupos em desvantagem visando à consolidação da cidadania, via a participação ativa dos indivíduos. Nesta perspectiva, realiza-se uma revisão de literatura que visa a dar conta dos conceitos políticos e da dimensão da historicidade que perpassam estas disputas de significados. Para tanto, o estudo se apoia nas concepções de Santos (2013), Dagnino (2004a; 2004b), Nogueira (2011) e Avritzer (2000). Conclui-se que o neoliberalismo tem promovido uma participação que se apresenta mais como representação de interesses particulares, e que mesmo com as inflexões causadas pela ampliação de mecanismos de participação durante o neoliberalismo heterodoxo, ainda é necessário avançar em termos de uma participação mais autônoma do sujeito coletivo, na relação sociedade-Estado, e que os arranjos deliberativos – traduzidos aqui como instrumentos legítimos que buscam viabilizar a demarcação de territórios como formas ampliadas de participação do corpo coletivo – sejam capazes de propiciar que interesses distintos possam argumentar sobre suas posições.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16189
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16189/10638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; v. 1 n. 61 (2022): n. 61 Edição (2022)
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219566091010048