Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002 |
Resumo: | O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo. |
id |
CEDES-2_539bb0e166ce9ee1474679ec1e8a5457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622000000200002 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no BrasilHistória do ensino primáriohistória do currículocultura escolarcurrículo do ensino primáriohistória das disciplinas escolaresO texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002Cadernos CEDES v.20 n.51 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rosa Fátima depor2001-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-16T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
title |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
spellingShingle |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil Souza,Rosa Fátima de História do ensino primário história do currículo cultura escolar currículo do ensino primário história das disciplinas escolares |
title_short |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
title_full |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
title_fullStr |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
title_full_unstemmed |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
title_sort |
Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil |
author |
Souza,Rosa Fátima de |
author_facet |
Souza,Rosa Fátima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Rosa Fátima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do ensino primário história do currículo cultura escolar currículo do ensino primário história das disciplinas escolares |
topic |
História do ensino primário história do currículo cultura escolar currículo do ensino primário história das disciplinas escolares |
description |
O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622000000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.20 n.51 2000 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604826853376 |