Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Rosa Fátima de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002
Resumo: O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.
id CEDES-2_539bb0e166ce9ee1474679ec1e8a5457
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622000000200002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no BrasilHistória do ensino primáriohistória do currículocultura escolarcurrículo do ensino primáriohistória das disciplinas escolaresO texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002Cadernos CEDES v.20 n.51 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000200002info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rosa Fátima depor2001-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-16T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
title Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
spellingShingle Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
Souza,Rosa Fátima de
História do ensino primário
história do currículo
cultura escolar
currículo do ensino primário
história das disciplinas escolares
title_short Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
title_full Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
title_fullStr Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
title_full_unstemmed Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
title_sort Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil
author Souza,Rosa Fátima de
author_facet Souza,Rosa Fátima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Rosa Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv História do ensino primário
história do currículo
cultura escolar
currículo do ensino primário
história das disciplinas escolares
topic História do ensino primário
história do currículo
cultura escolar
currículo do ensino primário
história das disciplinas escolares
description O texto busca reconstituir o processo de renovação dos programas da escola primária engendrado no Brasil a partir de 1870, situando a modernização educacional no país em relação ao contexto internacional. Para este estudo utilizamos como fonte de pesquisa o parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública (1883), em especial o volume concernente à discussão sobre métodos e o programa escolar. A análise efetuada mostra que a renovação do programa escolar significou para as camadas populares maiores oportunidades de acesso à cultura. Demostra, também, como o programa constitui um projeto político social civilizador, direcionado para a construção da nação, a modernização do país e a moralização do povo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622000000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.20 n.51 2000
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122604826853376