A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202522 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar como normas e práticas foram articuladas em uma escola, no ano de 1980, criando condições para instaurar a matemática no ensino primário como uma disciplina escolar. Apoiando-se no estudo da história das disciplinas escolares por Chervel (1990) e pela definição de cultura escolar por Julia (2001), assume-se que a escola tem certa autonomia na elaboração das propostas didáticas que visam à constituição do conhecimento. As fontes utilizadas foram documentos e entrevistas, e a análise se deu a partir do conceito de cultura escolar, disciplina escolar e do ideário do Movimento da Matemática Moderna. Conclui-se que discutir sobre as práticas normativas e as práticas exercidas em sala de aula, de um tempo passado, é uma possibilidade de compreender no presente como costumes e regras foram engendrados para constituir a matemática como uma disciplina escolar. |
id |
UFSC_9747597fafbceb6f804887eb891afb10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202522 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa CatarinaHistória das Disciplinas EscolaresHistória da Educação MatemáticaEnsino de Matemática.Ensino PrimárioEste artigo tem por objetivo apresentar como normas e práticas foram articuladas em uma escola, no ano de 1980, criando condições para instaurar a matemática no ensino primário como uma disciplina escolar. Apoiando-se no estudo da história das disciplinas escolares por Chervel (1990) e pela definição de cultura escolar por Julia (2001), assume-se que a escola tem certa autonomia na elaboração das propostas didáticas que visam à constituição do conhecimento. As fontes utilizadas foram documentos e entrevistas, e a análise se deu a partir do conceito de cultura escolar, disciplina escolar e do ideário do Movimento da Matemática Moderna. Conclui-se que discutir sobre as práticas normativas e as práticas exercidas em sala de aula, de um tempo passado, é uma possibilidade de compreender no presente como costumes e regras foram engendrados para constituir a matemática como uma disciplina escolar.2019-12-09T12:41:05Z2019-12-09T12:41:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202522Arruda, Joseane PintoFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T12:41:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T12:41:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina Arruda, Joseane Pinto História das Disciplinas Escolares História da Educação Matemática Ensino de Matemática. Ensino Primário |
title_short |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
A constituição da matemática como um disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Arruda, Joseane Pinto |
author_facet |
Arruda, Joseane Pinto Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Joseane Pinto Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História das Disciplinas Escolares História da Educação Matemática Ensino de Matemática. Ensino Primário |
topic |
História das Disciplinas Escolares História da Educação Matemática Ensino de Matemática. Ensino Primário |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar como normas e práticas foram articuladas em uma escola, no ano de 1980, criando condições para instaurar a matemática no ensino primário como uma disciplina escolar. Apoiando-se no estudo da história das disciplinas escolares por Chervel (1990) e pela definição de cultura escolar por Julia (2001), assume-se que a escola tem certa autonomia na elaboração das propostas didáticas que visam à constituição do conhecimento. As fontes utilizadas foram documentos e entrevistas, e a análise se deu a partir do conceito de cultura escolar, disciplina escolar e do ideário do Movimento da Matemática Moderna. Conclui-se que discutir sobre as práticas normativas e as práticas exercidas em sala de aula, de um tempo passado, é uma possibilidade de compreender no presente como costumes e regras foram engendrados para constituir a matemática como uma disciplina escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-12-09T12:41:05Z 2019-12-09T12:41:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202522 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045052280832 |