O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogarro,Maria João
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100063
Resumo: RESUMO: Neste artigo abordamos o quotidiano escolar nessa instituição, nas suas primeiras duas décadas e meia de existência, analisando como o modelo pedagógico alternativo se refletiu no controle dos corpos e das almas, nos uniformes, nas noções e práticas de higiene, na limpeza e saúde e como essa dimensão contribuiu para a educação integral dos alunos. O estudo foi desenvolvido com base no espólio documental da própria instituição, assim como na bibliografia publicada sobre o tema, recorrendo também a entrevistas, fotografias e objetos materiais que contribuem para uma compreensão adequada dessa escola nova e inovadora.
id CEDES-2_57e344792ab108b23c30338e7d8ed0a5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622018000100063
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVAEscola OficinaInovaçãoPráticas quotidianasPatrimónio culturalRESUMO: Neste artigo abordamos o quotidiano escolar nessa instituição, nas suas primeiras duas décadas e meia de existência, analisando como o modelo pedagógico alternativo se refletiu no controle dos corpos e das almas, nos uniformes, nas noções e práticas de higiene, na limpeza e saúde e como essa dimensão contribuiu para a educação integral dos alunos. O estudo foi desenvolvido com base no espólio documental da própria instituição, assim como na bibliografia publicada sobre o tema, recorrendo também a entrevistas, fotografias e objetos materiais que contribuem para uma compreensão adequada dessa escola nova e inovadora.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100063Cadernos CEDES v.38 n.104 2018reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622018178007info:eu-repo/semantics/openAccessMogarro,Maria Joãopor2018-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622018000100063Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2018-01-31T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
title O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
spellingShingle O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
Mogarro,Maria João
Escola Oficina
Inovação
Práticas quotidianas
Património cultural
title_short O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
title_full O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
title_fullStr O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
title_full_unstemmed O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
title_sort O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA OFICINA Nº 1: CORPO, REGRAS E PRÁTICAS NO QUOTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO ALTERNATIVA
author Mogarro,Maria João
author_facet Mogarro,Maria João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogarro,Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Oficina
Inovação
Práticas quotidianas
Património cultural
topic Escola Oficina
Inovação
Práticas quotidianas
Património cultural
description RESUMO: Neste artigo abordamos o quotidiano escolar nessa instituição, nas suas primeiras duas décadas e meia de existência, analisando como o modelo pedagógico alternativo se refletiu no controle dos corpos e das almas, nos uniformes, nas noções e práticas de higiene, na limpeza e saúde e como essa dimensão contribuiu para a educação integral dos alunos. O estudo foi desenvolvido com base no espólio documental da própria instituição, assim como na bibliografia publicada sobre o tema, recorrendo também a entrevistas, fotografias e objetos materiais que contribuem para uma compreensão adequada dessa escola nova e inovadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100063
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622018000100063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc0101-32622018178007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.38 n.104 2018
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606188953600