O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Ana Patrícia Alonso Carlos, 1978-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41721
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_4c6a841c039d9a523cf233a970097a98
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º anoQuotidianoArteProcesso criativoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O relatório da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino em Artes Visuais dá conta do processo de investigação-ação desenvolvido durante o ano letivo de 2018-2019, na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Telheiras, com uma turma do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Oficina de Artes. Este relatório inclui uma parte de natureza investigativa: fundamentação teórica sobre o quotidiano na arte (conteúdo do projeto desenvolvido) e sobre as metodologias de ensino e de investigação que considerámos adequadas à planificação, implementação e análise dos resultados da unidade de trabalho; à qual se segue uma parte de natureza empírica e analítica: a apresentação da concretização da experimentação plástica e técnica do projeto com os alunos, assim como a respetiva avaliação dos resultados alcançados, a partir da comparação entre os questionários de diagnóstico e os questionários finais de auto-avaliação. A unidade de trabalho adota a metodologia de projeto, tendo como tema o Quotidiano na Arte. Foram escolhidas obras de Helena Almeida, Andy Warhol, Nan Goldin e Sophie Calle como artistas de referência para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos. Após a apresentação e discussão de obras destes artistas, os alunos desenvolveram trabalhos, procurando explorar a ideia de quotidiano na arte, incluindo os quotidianos dos seus universos pessoais, para que os projetos assumissem uma dimensão estética própria. No contexto da proposta pedagógica, os alunos realizaram dois exercícios de experimentação e criação plástica: o primeiro, uma fotomontagem composta por diferentes imagens de auto-retratos, um trabalho sobre o seu quotidiano, a partir da obra de Helena Almeida; e o segundo, uma fotomontagem com intervenção plástica, a partir de imagens fotográficas exclusivamente dos seus quotidianos, que culminou em trabalhos onde se tornou explícito o seu entendimento do quotidiano na arte. O processo de criação dos alunos deu origem a trabalhos plásticos que se apresentaram na forma de portfolio e trabalhos finais, que constituíram a avaliação formativa e sumativa da aprendizagem, analisadas no último capítulo.Os alunos ampliaram os seus conhecimentos sobre arte contemporânea e mostraram-se recetivos e motivados para trabalhar o tema do quotidiano na arte e adquiriram competências nos níveis da observação e interpretação dos universos pessoais dos seus quotidianos; e também ao nível da composição formal e da técnica da fotomontagem que aplicaram em projetos pessoais que alcançaram um bom nível de qualidade estética.The Supervised Teaching Practice report under the Master of Arts in Visual Arts gives an account of the action research process developed during the 2018-2019 school year at the Vergílio Ferreira Secondary School in Telheiras with a 12th grade class of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts, in the discipline of Art Workshop. This report includes an investigative part: theoretical background on everyday life in art (project content developed) and the teaching and research methodologies that we considered appropriate for the planning, implementation and analysis of the results of the work unit; This is followed by an empirical and analytical part: the presentation of the implementation of the project's plastic and technical experimentation with the students, as well as the respective evaluation of the results achieved, from the comparison between the diagnostic questionnaires and the final questionnaires of self-evaluation. The work unit adopts the project methodology, having as its theme the daily life in Art. Helena Almeida, Andy Warhol, Nan Goldin and Sophie Calle were chosen as reference artists for the development of students' works. After presenting and discussing the works of these artists, the students developed works, trying to explore the idea of everyday life in art, including the daily life of their personal universes, so that the projects took on their own aesthetic dimension. In the context of the pedagogical proposal, the students performed two exercises of experimentation and plastic creation: the first, a photomontage composed of different self-portraits images, a work about their daily life, from Helena Almeida's work; and the second, a photomontage with plastic intervention, based on photographic images exclusively from his daily life, which culminated in works where his understanding of everyday life in art became explicit. The process of creation of the students gave rise to plastic works that presented in the form of portfolio and final works, which constituted the formative and summative assessment of learning, analyzed in the last chapter. Students broadened their knowledge of contemporary art and were receptive and motivated to work on the theme of everyday life in art and acquired skills in the observation and interpretation of the personal universes of their daily lives; and also in terms of the formal composition and photomontage technique they applied to personal projects that achieved a good level of aesthetic quality.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaFilipe, Ana Patrícia Alonso Carlos, 1978-2020-02-08T19:29:39Z20192019-10-082019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41721TID:202380297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:57.404175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
title O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
spellingShingle O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
Filipe, Ana Patrícia Alonso Carlos, 1978-
Quotidiano
Arte
Processo criativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
title_full O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
title_fullStr O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
title_full_unstemmed O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
title_sort O quotidiano na arte : projeto de oficina de artes com alunos do 12º ano
author Filipe, Ana Patrícia Alonso Carlos, 1978-
author_facet Filipe, Ana Patrícia Alonso Carlos, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Ana Patrícia Alonso Carlos, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Quotidiano
Arte
Processo criativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Quotidiano
Arte
Processo criativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-08
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-08T19:29:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41721
TID:202380297
url http://hdl.handle.net/10451/41721
identifier_str_mv TID:202380297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134489278939136