As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000400419 |
Resumo: | Resumo: Este texto tem por desafio problematizar o desenvolvimento estético da pessoa (do professor) atravessado pela experiência sensível com as artes em diferentes manifestações. Pautados nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural, consideramos que a percepção estética pode se constituir em tema fundante para a formação integral do professor e, em decorrência, das crianças. Discutimos os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2004 e 2006, em que um grupo de 12 professoras em formação pôde experienciar vivências artísticas, efetivadas no campo da literatura, das artes visuais e da música. A ampliação de repertório, o desenvolvimento estético e a postura ética constituem-se como decorrências das transformações de sentido, dos processos de tomada de consciência desencadeados pelas vivências estéticas propiciadas aos envolvidos na pesquisa. |
id |
CEDES-2_742eeb38e54636e18c39efd543f7693b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622015000400419 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensívelPercepção estéticaFormação de professoresPsicologia histórico-culturalResumo: Este texto tem por desafio problematizar o desenvolvimento estético da pessoa (do professor) atravessado pela experiência sensível com as artes em diferentes manifestações. Pautados nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural, consideramos que a percepção estética pode se constituir em tema fundante para a formação integral do professor e, em decorrência, das crianças. Discutimos os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2004 e 2006, em que um grupo de 12 professoras em formação pôde experienciar vivências artísticas, efetivadas no campo da literatura, das artes visuais e da música. A ampliação de repertório, o desenvolvimento estético e a postura ética constituem-se como decorrências das transformações de sentido, dos processos de tomada de consciência desencadeados pelas vivências estéticas propiciadas aos envolvidos na pesquisa.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000400419Cadernos CEDES v.35 n.spe 2015reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622015V35ESPECIAL154120info:eu-repo/semantics/openAccessSchlindwein*,Luciane Mariapor2016-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622015000400419Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2016-01-07T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
title |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
spellingShingle |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível Schlindwein*,Luciane Maria Percepção estética Formação de professores Psicologia histórico-cultural |
title_short |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
title_full |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
title_fullStr |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
title_full_unstemmed |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
title_sort |
As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível |
author |
Schlindwein*,Luciane Maria |
author_facet |
Schlindwein*,Luciane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlindwein*,Luciane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção estética Formação de professores Psicologia histórico-cultural |
topic |
Percepção estética Formação de professores Psicologia histórico-cultural |
description |
Resumo: Este texto tem por desafio problematizar o desenvolvimento estético da pessoa (do professor) atravessado pela experiência sensível com as artes em diferentes manifestações. Pautados nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural, consideramos que a percepção estética pode se constituir em tema fundante para a formação integral do professor e, em decorrência, das crianças. Discutimos os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2004 e 2006, em que um grupo de 12 professoras em formação pôde experienciar vivências artísticas, efetivadas no campo da literatura, das artes visuais e da música. A ampliação de repertório, o desenvolvimento estético e a postura ética constituem-se como decorrências das transformações de sentido, dos processos de tomada de consciência desencadeados pelas vivências estéticas propiciadas aos envolvidos na pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000400419 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000400419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/CC0101-32622015V35ESPECIAL154120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.35 n.spe 2015 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605896400896 |