O papel da arte na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991 |
Resumo: | O artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças. |
id |
UEMG-2_9e7eefc348dbc67c2e446217edbcfdc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4991 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da arte na formação de professoresEducação InfantilFormação de ProfessoresFormação CulturalEducação EstéticaO artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças. EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499110.24934/eef.v23i41.4991Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 235-2542317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991/3152Copyright (c) 2020 Cristina PEREIRA Carvalho, Monique Gewercinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Cristina PereiraGewerc, Monique2020-12-18T23:09:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4991Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:07Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da arte na formação de professores |
title |
O papel da arte na formação de professores |
spellingShingle |
O papel da arte na formação de professores Carvalho, Cristina Pereira Educação Infantil Formação de Professores Formação Cultural Educação Estética |
title_short |
O papel da arte na formação de professores |
title_full |
O papel da arte na formação de professores |
title_fullStr |
O papel da arte na formação de professores |
title_full_unstemmed |
O papel da arte na formação de professores |
title_sort |
O papel da arte na formação de professores |
author |
Carvalho, Cristina Pereira |
author_facet |
Carvalho, Cristina Pereira Gewerc, Monique |
author_role |
author |
author2 |
Gewerc, Monique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cristina Pereira Gewerc, Monique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Formação de Professores Formação Cultural Educação Estética |
topic |
Educação Infantil Formação de Professores Formação Cultural Educação Estética |
description |
O artigo aqui apresentado tem por objetivo trazer um recorte de um estudo de caso realizado sobre o Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, situado no município do Rio de Janeiro. O Curso mencionado possui como única habilitação a formação de professores de educação infantil e uma das categorias de análise emergiu da observada preocupação com a formação estética e cultural dos alunos sob diferentes abordagens, entre elas, a inclusão de uma disciplina no quadro curricular denominada Alfabetização Cultural. Para a produção de dados, foram utilizados como ferramentas a entrevista, o questionário e a observação das aulas. Os resultados demonstram o quanto uma formação que inclui a nutrição estética e a ampliação do repertório cultural do professor de maneira reflexiva em experiências compartilhadas contribui para o desenvolvimento de um olhar sensível e empático que humaniza o professor e suas relações com as crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991 10.24934/eef.v23i41.4991 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4991/3152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cristina PEREIRA Carvalho, Monique Gewerc info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cristina PEREIRA Carvalho, Monique Gewerc |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 235-254 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470293819392 |