O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma conseqüência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história. |
id |
CEDES-2_7887884076d4e4426fdb7ca24dd5c476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622004000100002 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich FroebelJogoFroebelElkoninLeontievTeoria da atividadeEste artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma conseqüência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002Cadernos CEDES v.24 n.62 2004reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622004000100002info:eu-repo/semantics/openAccessArce,Alessandrapor2004-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622004000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2004-06-03T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
title |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
spellingShingle |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel Arce,Alessandra Jogo Froebel Elkonin Leontiev Teoria da atividade |
title_short |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
title_full |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
title_fullStr |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
title_full_unstemmed |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
title_sort |
O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel |
author |
Arce,Alessandra |
author_facet |
Arce,Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arce,Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Froebel Elkonin Leontiev Teoria da atividade |
topic |
Jogo Froebel Elkonin Leontiev Teoria da atividade |
description |
Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma conseqüência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622004000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.24 n.62 2004 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605141426176 |