O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arce,Alessandra
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002
Resumo: Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma conseqüência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.
id CEDES-2_7887884076d4e4426fdb7ca24dd5c476
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622004000100002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich FroebelJogoFroebelElkoninLeontievTeoria da atividadeEste artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma conseqüência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002Cadernos CEDES v.24 n.62 2004reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622004000100002info:eu-repo/semantics/openAccessArce,Alessandrapor2004-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622004000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2004-06-03T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
title O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
spellingShingle O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
Arce,Alessandra
Jogo
Froebel
Elkonin
Leontiev
Teoria da atividade
title_short O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
title_full O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
title_fullStr O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
title_full_unstemmed O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
title_sort O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel
author Arce,Alessandra
author_facet Arce,Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arce,Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Froebel
Elkonin
Leontiev
Teoria da atividade
topic Jogo
Froebel
Elkonin
Leontiev
Teoria da atividade
description Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma conseqüência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622004000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.24 n.62 2004
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605141426176