Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques,Eda Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300005
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do uso do texto literário como veículo de expressão e (re)leitura de sentidos sobre várias dimensões do processo de ensinar e aprender, constituídas ao longo das trajetórias de formação do professor. Para isso, se apoia na concepção de crítica de leitor desenvolvida pelo jovem Vigotski, em seu trabalho A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, e na idéia defendida por Iser, um dos autores da teoria literária denominada estética da recepção, do texto como campo de jogo onde autor, texto e leitor se interconectam, produzindo algo que antes não existia. Tais concepções fundamentaram a construção de uma metodologia de pesquisa, realizada junto a alunos de licenciatura da Universidade Federal Fluminense, que, ao propor um trabalho de crítica de leitor com obras literárias que remetem ao universo escolar, viabilizou um espaço de narrativas e uma rede de histórias entre o texto e suas experiências de formação, bem como um campo de reflexão e análise para o futuro exercício da docência.
id CEDES-2_ac9b75c7d52aa1d8668abf03064aaf1a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622012000300005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrarLiteraturaFormaçãoProfessorNarrativaO presente trabalho aborda a importância do uso do texto literário como veículo de expressão e (re)leitura de sentidos sobre várias dimensões do processo de ensinar e aprender, constituídas ao longo das trajetórias de formação do professor. Para isso, se apoia na concepção de crítica de leitor desenvolvida pelo jovem Vigotski, em seu trabalho A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, e na idéia defendida por Iser, um dos autores da teoria literária denominada estética da recepção, do texto como campo de jogo onde autor, texto e leitor se interconectam, produzindo algo que antes não existia. Tais concepções fundamentaram a construção de uma metodologia de pesquisa, realizada junto a alunos de licenciatura da Universidade Federal Fluminense, que, ao propor um trabalho de crítica de leitor com obras literárias que remetem ao universo escolar, viabilizou um espaço de narrativas e uma rede de histórias entre o texto e suas experiências de formação, bem como um campo de reflexão e análise para o futuro exercício da docência.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300005Cadernos CEDES v.32 n.88 2012reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622012000300005info:eu-repo/semantics/openAccessHenriques,Eda Maria de Oliveirapor2012-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622012000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2012-12-17T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
title Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
spellingShingle Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
Henriques,Eda Maria de Oliveira
Literatura
Formação
Professor
Narrativa
title_short Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
title_full Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
title_fullStr Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
title_full_unstemmed Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
title_sort Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar
author Henriques,Eda Maria de Oliveira
author_facet Henriques,Eda Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques,Eda Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Formação
Professor
Narrativa
topic Literatura
Formação
Professor
Narrativa
description O presente trabalho aborda a importância do uso do texto literário como veículo de expressão e (re)leitura de sentidos sobre várias dimensões do processo de ensinar e aprender, constituídas ao longo das trajetórias de formação do professor. Para isso, se apoia na concepção de crítica de leitor desenvolvida pelo jovem Vigotski, em seu trabalho A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, e na idéia defendida por Iser, um dos autores da teoria literária denominada estética da recepção, do texto como campo de jogo onde autor, texto e leitor se interconectam, produzindo algo que antes não existia. Tais concepções fundamentaram a construção de uma metodologia de pesquisa, realizada junto a alunos de licenciatura da Universidade Federal Fluminense, que, ao propor um trabalho de crítica de leitor com obras literárias que remetem ao universo escolar, viabilizou um espaço de narrativas e uma rede de histórias entre o texto e suas experiências de formação, bem como um campo de reflexão e análise para o futuro exercício da docência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622012000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.32 n.88 2012
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605807271936