EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO: O projeto de educação básica da Confederação Nacional da Indústria
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Data de Publicação: | 2014 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300333 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo examinar o projeto de educação básica da Confederação Nacional da Indústria. O projeto educativo é entendido como resultado de mediações da burguesia industrial para construir um pacto social em torno de um projeto de sociedade, para o qual a burguesia industrial investe esforços no sentido de convencer tanto os representantes dos trabalhadores quanto do Estado. O seu propósito é o de influenciar a implantação de políticas públicas em educação e, assim, converter suas ideias particulares de classe em um projeto universal. A pesquisa foi realizada com base em análise documental e revisão bibliográfica, tomando como referência metodológica princípios da teoria social marxista de análise da sociedade e das lutas de classes. |
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EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO: O projeto de educação básica da Confederação Nacional da IndústriaEmpresariado e educaçãoPacto SocialEducação básicaConfederação Nacional da IndústriaO presente artigo tem por objetivo examinar o projeto de educação básica da Confederação Nacional da Indústria. O projeto educativo é entendido como resultado de mediações da burguesia industrial para construir um pacto social em torno de um projeto de sociedade, para o qual a burguesia industrial investe esforços no sentido de convencer tanto os representantes dos trabalhadores quanto do Estado. O seu propósito é o de influenciar a implantação de políticas públicas em educação e, assim, converter suas ideias particulares de classe em um projeto universal. A pesquisa foi realizada com base em análise documental e revisão bibliográfica, tomando como referência metodológica princípios da teoria social marxista de análise da sociedade e das lutas de classes.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000300333Cadernos CEDES v.34 n.94 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Alessandro deFaria,Camila Grassi Mendes deWolf,LucianiCavalcante,Rafael Gomespor2015-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000300333Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2015-02-19T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
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