Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrito,Belmiro Gil
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200003
Resumo: Falar de qualidade em educação é inscrever o discurso numa questão central nas políticas públicas de educação. Todavia, nem sempre lembramos que a avaliação da qualidade é um processo que migrou da esfera económica para a educativa e não tomamos as cautelas epistemológicas necessárias na avaliação da educação. Quando cedemos à tentação da medida esquecemos a especificidade do processo educativo, sempre único e original, dificilmente enquadrável num qualquer quadro de medição de objectivos. No artigo, após reflectir sobre os sentidos da avaliação, equaciono a ideia de que quando encetamos uma avaliação em educação, há que ponderar o processo utilizado para medi-la, bem como o destino a dar e as motivações que a justificam. Duvidar da bondade dos objectivos da avaliação da qualidade em educação é natural num processo raramente inocente que, tantas vezes, fundamenta a concorrência, a rivalidade e a discriminação, num claro processo de reprodução das exclusões e das desigualdades sociais.
id CEDES-2_b29a8c8edee4fb12d8b91f3b49660f42
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622009000200003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?AvaliaçãoEducação superiorEducação e qualidadeFalar de qualidade em educação é inscrever o discurso numa questão central nas políticas públicas de educação. Todavia, nem sempre lembramos que a avaliação da qualidade é um processo que migrou da esfera económica para a educativa e não tomamos as cautelas epistemológicas necessárias na avaliação da educação. Quando cedemos à tentação da medida esquecemos a especificidade do processo educativo, sempre único e original, dificilmente enquadrável num qualquer quadro de medição de objectivos. No artigo, após reflectir sobre os sentidos da avaliação, equaciono a ideia de que quando encetamos uma avaliação em educação, há que ponderar o processo utilizado para medi-la, bem como o destino a dar e as motivações que a justificam. Duvidar da bondade dos objectivos da avaliação da qualidade em educação é natural num processo raramente inocente que, tantas vezes, fundamenta a concorrência, a rivalidade e a discriminação, num claro processo de reprodução das exclusões e das desigualdades sociais.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200003Cadernos CEDES v.29 n.78 2009reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622009000200003info:eu-repo/semantics/openAccessCabrito,Belmiro Gilpor2009-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622009000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2009-11-23T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
title Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
spellingShingle Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
Cabrito,Belmiro Gil
Avaliação
Educação superior
Educação e qualidade
title_short Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
title_full Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
title_fullStr Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
title_full_unstemmed Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
title_sort Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
author Cabrito,Belmiro Gil
author_facet Cabrito,Belmiro Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrito,Belmiro Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação superior
Educação e qualidade
topic Avaliação
Educação superior
Educação e qualidade
description Falar de qualidade em educação é inscrever o discurso numa questão central nas políticas públicas de educação. Todavia, nem sempre lembramos que a avaliação da qualidade é um processo que migrou da esfera económica para a educativa e não tomamos as cautelas epistemológicas necessárias na avaliação da educação. Quando cedemos à tentação da medida esquecemos a especificidade do processo educativo, sempre único e original, dificilmente enquadrável num qualquer quadro de medição de objectivos. No artigo, após reflectir sobre os sentidos da avaliação, equaciono a ideia de que quando encetamos uma avaliação em educação, há que ponderar o processo utilizado para medi-la, bem como o destino a dar e as motivações que a justificam. Duvidar da bondade dos objectivos da avaliação da qualidade em educação é natural num processo raramente inocente que, tantas vezes, fundamenta a concorrência, a rivalidade e a discriminação, num claro processo de reprodução das exclusões e das desigualdades sociais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622009000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.29 n.78 2009
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605488504832