AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitoza, Anna Carolina de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Müller, Fernanda, Cavaton, Maria Fernanda Farah
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5214
Resumo: O artigo analisa o conteúdo de 29 registros de avaliação, que foram organizados em três categorias: descritivos, objetivos e descritivo-objetivos. As avaliações descritivas tratam do desenvolvimento das crianças e apresentam adjetivos e advérbios que qualificam a sua ação, introduzindo um componente moral. As avaliações objetivas contam com possibilidades pré-determinadas de resposta associadas ao desempenho das crianças. As avaliações descritivo-objetivas mesclam as características das duas outras tipologias, criando uma estrutura que permite a escrita livre e a resposta a um questionário objetivo. Diante de cada uma das categorias, o artigo busca responder a questão: afinal, o que avaliar?
id PUC_GO-4_4d1a13c6f7d7d67f3fbdb19a4f1ef05c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5214
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?Análise de Conteúdo; Avaliação; Educação Infantil.O artigo analisa o conteúdo de 29 registros de avaliação, que foram organizados em três categorias: descritivos, objetivos e descritivo-objetivos. As avaliações descritivas tratam do desenvolvimento das crianças e apresentam adjetivos e advérbios que qualificam a sua ação, introduzindo um componente moral. As avaliações objetivas contam com possibilidades pré-determinadas de resposta associadas ao desempenho das crianças. As avaliações descritivo-objetivas mesclam as características das duas outras tipologias, criando uma estrutura que permite a escrita livre e a resposta a um questionário objetivo. Diante de cada uma das categorias, o artigo busca responder a questão: afinal, o que avaliar?EDITORA DA PUC GOIÁSCNPqFeitoza, Anna Carolina de SouzaMüller, FernandaCavaton, Maria Fernanda Farah2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/521410.18224/educ.v21i2.5214Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 324-3441983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5214/4232Direitos autorais 2019 Anna Carolina de Souza Feitoza, Fernanda Müller, Maria Fernanda Farah Cavatonhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
title AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
spellingShingle AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
Feitoza, Anna Carolina de Souza
Análise de Conteúdo; Avaliação; Educação Infantil.
title_short AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
title_full AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
title_fullStr AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
title_full_unstemmed AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
title_sort AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?
author Feitoza, Anna Carolina de Souza
author_facet Feitoza, Anna Carolina de Souza
Müller, Fernanda
Cavaton, Maria Fernanda Farah
author_role author
author2 Müller, Fernanda
Cavaton, Maria Fernanda Farah
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitoza, Anna Carolina de Souza
Müller, Fernanda
Cavaton, Maria Fernanda Farah
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Conteúdo; Avaliação; Educação Infantil.
topic Análise de Conteúdo; Avaliação; Educação Infantil.
description O artigo analisa o conteúdo de 29 registros de avaliação, que foram organizados em três categorias: descritivos, objetivos e descritivo-objetivos. As avaliações descritivas tratam do desenvolvimento das crianças e apresentam adjetivos e advérbios que qualificam a sua ação, introduzindo um componente moral. As avaliações objetivas contam com possibilidades pré-determinadas de resposta associadas ao desempenho das crianças. As avaliações descritivo-objetivas mesclam as características das duas outras tipologias, criando uma estrutura que permite a escrita livre e a resposta a um questionário objetivo. Diante de cada uma das categorias, o artigo busca responder a questão: afinal, o que avaliar?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5214
10.18224/educ.v21i2.5214
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5214
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.5214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5214/4232
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 324-344
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661827227648