A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto,Carlota
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100008
Resumo: Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.
id CEDES-2_cb2f7c97b4e41d1aba844a5f7e84da35
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003006100008
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escritoEducaçãoEscolaPedagogiaInstruçãoHistóriaEste artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100008Cadernos CEDES v.23 n.61 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003006100008info:eu-repo/semantics/openAccessBoto,Carlotapor2004-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003006100008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2004-02-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
title A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
spellingShingle A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
Boto,Carlota
Educação
Escola
Pedagogia
Instrução
História
title_short A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
title_full A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
title_fullStr A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
title_full_unstemmed A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
title_sort A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
author Boto,Carlota
author_facet Boto,Carlota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto,Carlota
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola
Pedagogia
Instrução
História
topic Educação
Escola
Pedagogia
Instrução
História
description Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003006100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.61 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605140377600