Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado,Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000100008
Resumo: Este artigo pretende discutir o desenho animado As meninas superpoderosas como um texto midiático que traz à tona a imagem da criança como herói. Analisamos os modos como crianças de uma turma de educação infantil interpretam episódios do desenho animado e, a partir dessas referências simbólicas, produzem sentidos sobre ser criança na contemporaneidade. Com base no diálogo entre os discursos das crianças e aqueles que compõem a narrativa da animação, discutimos os novos mapeamentos das fronteiras entre infância e vida adulta e das experiências masculina e feminina. Destacamos, também, os modos como as meninas produzem uma cultura lúdica, atravessada por referências advindas de outros textos midiáticos, nos quais a imagem da menina poderosa aparece associada à sedução. Por fim, refletimos sobre as contradições da infância contemporânea, situadas entre a desconstrução da imagem da criança frágil e inocente e outras formas de controle adultas, circunscritas pela cultura do consumo.
id CEDES-2_d2d3a8e94ade9ccb9b0f9fb18ea122f1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622012000100008
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vidaInfânciaGêneroCultura midiáticaEste artigo pretende discutir o desenho animado As meninas superpoderosas como um texto midiático que traz à tona a imagem da criança como herói. Analisamos os modos como crianças de uma turma de educação infantil interpretam episódios do desenho animado e, a partir dessas referências simbólicas, produzem sentidos sobre ser criança na contemporaneidade. Com base no diálogo entre os discursos das crianças e aqueles que compõem a narrativa da animação, discutimos os novos mapeamentos das fronteiras entre infância e vida adulta e das experiências masculina e feminina. Destacamos, também, os modos como as meninas produzem uma cultura lúdica, atravessada por referências advindas de outros textos midiáticos, nos quais a imagem da menina poderosa aparece associada à sedução. Por fim, refletimos sobre as contradições da infância contemporânea, situadas entre a desconstrução da imagem da criança frágil e inocente e outras formas de controle adultas, circunscritas pela cultura do consumo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000100008Cadernos CEDES v.32 n.86 2012reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622012000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSalgado,Raquel Gonçalvespor2012-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622012000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2012-12-13T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
title Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
spellingShingle Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
Salgado,Raquel Gonçalves
Infância
Gênero
Cultura midiática
title_short Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
title_full Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
title_fullStr Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
title_full_unstemmed Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
title_sort Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida
author Salgado,Raquel Gonçalves
author_facet Salgado,Raquel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado,Raquel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Gênero
Cultura midiática
topic Infância
Gênero
Cultura midiática
description Este artigo pretende discutir o desenho animado As meninas superpoderosas como um texto midiático que traz à tona a imagem da criança como herói. Analisamos os modos como crianças de uma turma de educação infantil interpretam episódios do desenho animado e, a partir dessas referências simbólicas, produzem sentidos sobre ser criança na contemporaneidade. Com base no diálogo entre os discursos das crianças e aqueles que compõem a narrativa da animação, discutimos os novos mapeamentos das fronteiras entre infância e vida adulta e das experiências masculina e feminina. Destacamos, também, os modos como as meninas produzem uma cultura lúdica, atravessada por referências advindas de outros textos midiáticos, nos quais a imagem da menina poderosa aparece associada à sedução. Por fim, refletimos sobre as contradições da infância contemporânea, situadas entre a desconstrução da imagem da criança frágil e inocente e outras formas de controle adultas, circunscritas pela cultura do consumo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622012000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622012000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.32 n.86 2012
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605792591872