Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Angela Vidal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000100008
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, em escola pública federal, no Rio de Janeiro, durante o ano de 2011, cujo objetivo geral é conhecer as concepções que crianças elaboram sobre o processo de alfabetização, antes e depois de serem alfabetizadas. Realizaram-se entrevistas com as crianças, os pais e a professora da turma. A análise dos discursos dos sujeitos participantes se baseou na Teoria da Enunciação de Bakhtin. Recorreu-se ainda ao pensamento de Vigotski para compreender os modos de pensar próprios da infância. Os resultados nos levam a afirmar que o aprendizado da leitura e da escrita altera os modos de pensar e dizer das crianças; os conhecimentos específicos sobre o sistema de escrita permitiram-lhes realizar novas operações metalinguísticas e metacognitivas. Esse processo evidenciou-se como parte dos processos gerais de aculturação escolar, com ênfase no aprendizado de condutas típicas dessa esfera social.
id CEDES-2_df94a1f8f06ef054bd90ab60fd42256c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622013000100008
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escritaAlfabetizaçãoProcesso de aprendizagem da leitura e da escritaOlhares das criançasO artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, em escola pública federal, no Rio de Janeiro, durante o ano de 2011, cujo objetivo geral é conhecer as concepções que crianças elaboram sobre o processo de alfabetização, antes e depois de serem alfabetizadas. Realizaram-se entrevistas com as crianças, os pais e a professora da turma. A análise dos discursos dos sujeitos participantes se baseou na Teoria da Enunciação de Bakhtin. Recorreu-se ainda ao pensamento de Vigotski para compreender os modos de pensar próprios da infância. Os resultados nos levam a afirmar que o aprendizado da leitura e da escrita altera os modos de pensar e dizer das crianças; os conhecimentos específicos sobre o sistema de escrita permitiram-lhes realizar novas operações metalinguísticas e metacognitivas. Esse processo evidenciou-se como parte dos processos gerais de aculturação escolar, com ênfase no aprendizado de condutas típicas dessa esfera social.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000100008Cadernos CEDES v.33 n.89 2013reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Angela Vidalpor2013-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622013000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2013-06-25T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
title Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
spellingShingle Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
Gonçalves,Angela Vidal
Alfabetização
Processo de aprendizagem da leitura e da escrita
Olhares das crianças
title_short Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
title_full Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
title_fullStr Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
title_full_unstemmed Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
title_sort Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita
author Gonçalves,Angela Vidal
author_facet Gonçalves,Angela Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Angela Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Processo de aprendizagem da leitura e da escrita
Olhares das crianças
topic Alfabetização
Processo de aprendizagem da leitura e da escrita
Olhares das crianças
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, em escola pública federal, no Rio de Janeiro, durante o ano de 2011, cujo objetivo geral é conhecer as concepções que crianças elaboram sobre o processo de alfabetização, antes e depois de serem alfabetizadas. Realizaram-se entrevistas com as crianças, os pais e a professora da turma. A análise dos discursos dos sujeitos participantes se baseou na Teoria da Enunciação de Bakhtin. Recorreu-se ainda ao pensamento de Vigotski para compreender os modos de pensar próprios da infância. Os resultados nos levam a afirmar que o aprendizado da leitura e da escrita altera os modos de pensar e dizer das crianças; os conhecimentos específicos sobre o sistema de escrita permitiram-lhes realizar novas operações metalinguísticas e metacognitivas. Esse processo evidenciou-se como parte dos processos gerais de aculturação escolar, com ênfase no aprendizado de condutas típicas dessa esfera social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622013000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.33 n.89 2013
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605819854848