Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamboni,Ernesta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fonseca,Selva Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300005
Resumo: O artigo aborda o desenvolvimento das noções do tempo histórico a partir das contribuições da literatura infantil. Como a linguagem literária ficcional, constitutiva do processo de formação da criança, contribui para a aprendizagem da temporalidade histórica nos primeiros anos de escolaridade? As autoras analisam a temática, tendo como referência a leitura de obras literárias, de ampla divulgação no universo da educação escolar brasileira.
id CEDES-2_e1d895946bd3d1255b0fd723be89e8ab
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622010000300005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagaçõesTempo históricoLiteratura infantilAprendizagemO artigo aborda o desenvolvimento das noções do tempo histórico a partir das contribuições da literatura infantil. Como a linguagem literária ficcional, constitutiva do processo de formação da criança, contribui para a aprendizagem da temporalidade histórica nos primeiros anos de escolaridade? As autoras analisam a temática, tendo como referência a leitura de obras literárias, de ampla divulgação no universo da educação escolar brasileira.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300005Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300005info:eu-repo/semantics/openAccessZamboni,ErnestaFonseca,Selva Guimarãespor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
title Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
spellingShingle Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
Zamboni,Ernesta
Tempo histórico
Literatura infantil
Aprendizagem
title_short Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
title_full Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
title_fullStr Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
title_full_unstemmed Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
title_sort Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações
author Zamboni,Ernesta
author_facet Zamboni,Ernesta
Fonseca,Selva Guimarães
author_role author
author2 Fonseca,Selva Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamboni,Ernesta
Fonseca,Selva Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo histórico
Literatura infantil
Aprendizagem
topic Tempo histórico
Literatura infantil
Aprendizagem
description O artigo aborda o desenvolvimento das noções do tempo histórico a partir das contribuições da literatura infantil. Como a linguagem literária ficcional, constitutiva do processo de formação da criança, contribui para a aprendizagem da temporalidade histórica nos primeiros anos de escolaridade? As autoras analisam a temática, tendo como referência a leitura de obras literárias, de ampla divulgação no universo da educação escolar brasileira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622010000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.30 n.82 2010
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605527302144