AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200207 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a avaliação de aprendizagem é proposta para o ensino médio brasileiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), atentando para sua articulação com os diversos componentes do currículo integrado. Indagamos sobre as possibilidades de constituir uma nova forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e da cidade, na perspectiva de superação da artificialidade e fragmentação do ensino e da avaliação no ensino médio. Pautamo-nos em uma abordagem crítico-dialética e na metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a análise dos cadernos do PNFEM e das DCNEM. Com este estudo, esperamos contribuir para a compreensão da função da avaliação no ensino médio, no contexto do currículo integrado e de formação humana integral. |
id |
CEDES-2_fa5f409bff3403a5cb6d0547032d423a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622016000200207 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIOAvaliaçãoPacto Nacional de Fortalecimento do Ensino MédioCurrículo integradoRESUMO: O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a avaliação de aprendizagem é proposta para o ensino médio brasileiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), atentando para sua articulação com os diversos componentes do currículo integrado. Indagamos sobre as possibilidades de constituir uma nova forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e da cidade, na perspectiva de superação da artificialidade e fragmentação do ensino e da avaliação no ensino médio. Pautamo-nos em uma abordagem crítico-dialética e na metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a análise dos cadernos do PNFEM e das DCNEM. Com este estudo, esperamos contribuir para a compreensão da função da avaliação no ensino médio, no contexto do currículo integrado e de formação humana integral.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200207Cadernos CEDES v.36 n.99 2016reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622016160336info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Ilma FerreiraSilva,Rose Márcia daSouza,Maria de Lourdes Jorge depor2016-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622016000200207Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2016-10-19T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
title |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO Machado,Ilma Ferreira Avaliação Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio Currículo integrado |
title_short |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO |
author |
Machado,Ilma Ferreira |
author_facet |
Machado,Ilma Ferreira Silva,Rose Márcia da Souza,Maria de Lourdes Jorge de |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Rose Márcia da Souza,Maria de Lourdes Jorge de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Ilma Ferreira Silva,Rose Márcia da Souza,Maria de Lourdes Jorge de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio Currículo integrado |
topic |
Avaliação Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio Currículo integrado |
description |
RESUMO: O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a avaliação de aprendizagem é proposta para o ensino médio brasileiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), atentando para sua articulação com os diversos componentes do currículo integrado. Indagamos sobre as possibilidades de constituir uma nova forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e da cidade, na perspectiva de superação da artificialidade e fragmentação do ensino e da avaliação no ensino médio. Pautamo-nos em uma abordagem crítico-dialética e na metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a análise dos cadernos do PNFEM e das DCNEM. Com este estudo, esperamos contribuir para a compreensão da função da avaliação no ensino médio, no contexto do currículo integrado e de formação humana integral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200207 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/CC0101-32622016160336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.36 n.99 2016 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606145961984 |