Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Dantas, Jéferson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371
Resumo: A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina.   
id INEP-2_5bd3d04b5f2f5f00674a692d2c82c500
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3371
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileiraPNEM’s training books and their implications for the high school curricular setting for Brazilian youthNational Pact for the Strengthening of High School Educationhigh schoolCurriculum Guidelines for High School.Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MédiojuventudeDiretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina.   Anchored in bibliographical studies on youth, the approach discussed in this article focus on the documental analysis around the creation of the National Pact for the Strengthening of High School Education (PNEM, Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio); the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio); and the PNEM’s training material. This article is aimed at teachers throughout the country, in particular, those in the state of Santa Catarina.INEP2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/337110.24109/2176-6681.rbep.98i249.2794Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 249 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 249 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 249 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i249reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371/310610.24109/2176-6681.rbep.98i249.3106Silveira Dantas, Jéfersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:18:42Zoai:ojs3.inep:article/3371Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:18:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
PNEM’s training books and their implications for the high school curricular setting for Brazilian youth
title Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
spellingShingle Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
Silveira Dantas, Jéferson
National Pact for the Strengthening of High School Education
high school
Curriculum Guidelines for High School.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
juventude
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
title_short Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
title_full Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
title_fullStr Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
title_full_unstemmed Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
title_sort Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
author Silveira Dantas, Jéferson
author_facet Silveira Dantas, Jéferson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Dantas, Jéferson
dc.subject.por.fl_str_mv National Pact for the Strengthening of High School Education
high school
Curriculum Guidelines for High School.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
juventude
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
topic National Pact for the Strengthening of High School Education
high school
Curriculum Guidelines for High School.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
juventude
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
description A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina.   
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371
10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2794
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371/3106
10.24109/2176-6681.rbep.98i249.3106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 249 (2017)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 249 (2017)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 249 (2017)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.98i249
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702384082944