INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200131 |
Resumo: | RESUMO Este texto busca problematizar os modos pelos quais as diferenças têm sido produzidas em escolas do campo em tempos de inclusão. Trata-se de investigação etnográfica, cujo cenário são três escolas do campo da educação básica de um município sul-mato-grossense. Os resultados foram analisados em dois eixos: a) inclusão em escolas do campo: sujeitos, tempos e espaços; b) processos de diferenciação dos sujeitos emescolas do campo em tempos de inclusão. Por fim, questionamos a produção de deficiências em razão de diferenças socioculturais e seus encaminhamentos para os serviços de educação especial. |
id |
CEDES-2_fbd71ceefa17d0499fdc58a9710dd4fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622021000200131 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPOEducação inclusivaEducação especialEducação ruralRESUMO Este texto busca problematizar os modos pelos quais as diferenças têm sido produzidas em escolas do campo em tempos de inclusão. Trata-se de investigação etnográfica, cujo cenário são três escolas do campo da educação básica de um município sul-mato-grossense. Os resultados foram analisados em dois eixos: a) inclusão em escolas do campo: sujeitos, tempos e espaços; b) processos de diferenciação dos sujeitos emescolas do campo em tempos de inclusão. Por fim, questionamos a produção de deficiências em razão de diferenças socioculturais e seus encaminhamentos para os serviços de educação especial.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2021-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200131Cadernos CEDES v.41 n.114 2021reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc223636info:eu-repo/semantics/openAccessNozu,Washington Cesar ShoitiBruno,Marilda Moraes Garciapor2021-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622021000200131Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2021-03-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
title |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
spellingShingle |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO Nozu,Washington Cesar Shoiti Educação inclusiva Educação especial Educação rural |
title_short |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
title_full |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
title_fullStr |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
title_sort |
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO |
author |
Nozu,Washington Cesar Shoiti |
author_facet |
Nozu,Washington Cesar Shoiti Bruno,Marilda Moraes Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Bruno,Marilda Moraes Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nozu,Washington Cesar Shoiti Bruno,Marilda Moraes Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Educação rural |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Educação rural |
description |
RESUMO Este texto busca problematizar os modos pelos quais as diferenças têm sido produzidas em escolas do campo em tempos de inclusão. Trata-se de investigação etnográfica, cujo cenário são três escolas do campo da educação básica de um município sul-mato-grossense. Os resultados foram analisados em dois eixos: a) inclusão em escolas do campo: sujeitos, tempos e espaços; b) processos de diferenciação dos sujeitos emescolas do campo em tempos de inclusão. Por fim, questionamos a produção de deficiências em razão de diferenças socioculturais e seus encaminhamentos para os serviços de educação especial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200131 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622021000200131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/cc223636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.41 n.114 2021 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606379794432 |