REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu da Silva , Andressa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ciconetto Bernardi, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200
Resumo: O presente trabalho tem como temática principal a formação de docentes para o Ensino Superior, sendo seu objetivo a discussão e promoção de reflexões sobre a temática. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho teórico.O estudo se apoia no documento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira para o Censo de 2018, além dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constatou-se que existem lacunas na preparação de docentes para o Ensino Superior, sendo que atualmente os Programas de Pós-Graduação precisariam enfatizar questões práticas do cotidiano docente, mudanças que também compreenderiam a legislação vigente, e as formações continuadas, e apesar da situação atual, pontou-se alguns meios para que estas sejam efetivadas. Por fim, destacou-se que a temática é relevante e deve ser discutida constantemente para que a formação de docentes para o Ensino Superior seja aprimorada.
id CEEINTER-1_1941f16051e8b6eaa0415b89541c8ad1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/200
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIORFormação Docente; Ensino Superior; Educação.Formação DocenteO presente trabalho tem como temática principal a formação de docentes para o Ensino Superior, sendo seu objetivo a discussão e promoção de reflexões sobre a temática. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho teórico.O estudo se apoia no documento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira para o Censo de 2018, além dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constatou-se que existem lacunas na preparação de docentes para o Ensino Superior, sendo que atualmente os Programas de Pós-Graduação precisariam enfatizar questões práticas do cotidiano docente, mudanças que também compreenderiam a legislação vigente, e as formações continuadas, e apesar da situação atual, pontou-se alguns meios para que estas sejam efetivadas. Por fim, destacou-se que a temática é relevante e deve ser discutida constantemente para que a formação de docentes para o Ensino Superior seja aprimorada.Editora CEEINTER2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 107-117Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 107-117Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 107-1172674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200/194Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu da Silva , Andressa Ciconetto Bernardi, Manuela 2021-09-03T21:36:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/200Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-09-03T21:36:53Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
title REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
Abreu da Silva , Andressa
Formação Docente; Ensino Superior; Educação.
Formação Docente
title_short REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
title_full REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
title_sort REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR
author Abreu da Silva , Andressa
author_facet Abreu da Silva , Andressa
Ciconetto Bernardi, Manuela
author_role author
author2 Ciconetto Bernardi, Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu da Silva , Andressa
Ciconetto Bernardi, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente; Ensino Superior; Educação.
Formação Docente
topic Formação Docente; Ensino Superior; Educação.
Formação Docente
description O presente trabalho tem como temática principal a formação de docentes para o Ensino Superior, sendo seu objetivo a discussão e promoção de reflexões sobre a temática. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho teórico.O estudo se apoia no documento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira para o Censo de 2018, além dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constatou-se que existem lacunas na preparação de docentes para o Ensino Superior, sendo que atualmente os Programas de Pós-Graduação precisariam enfatizar questões práticas do cotidiano docente, mudanças que também compreenderiam a legislação vigente, e as formações continuadas, e apesar da situação atual, pontou-se alguns meios para que estas sejam efetivadas. Por fim, destacou-se que a temática é relevante e deve ser discutida constantemente para que a formação de docentes para o Ensino Superior seja aprimorada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200/194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 107-117
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 107-117
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 107-117
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749363826688