A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480 |
Resumo: | As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais. |
id |
CEEINTER-1_be2617684a62735c203de68007bf4eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1480 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOREnsino SuperiorFormação DocentePerfil ProfissionalBrasilFormação DocenteAs transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.Editora CEEINTER2024-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148010.56579/rei.v6i2.1480Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-162674-870310.56579/rei.v6i2reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480/1273Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccess Jesus, Jorge Antonio Lima deSilva , Renato MoreiraNeves, Jessica Kerolaynne da SilvaFerreira, Roberto Santiago2024-09-07T15:18:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1480Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-09-07T15:18:18Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
title |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR Jesus, Jorge Antonio Lima de Ensino Superior Formação Docente Perfil Profissional Brasil Formação Docente |
title_short |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Jesus, Jorge Antonio Lima de |
author_facet |
Jesus, Jorge Antonio Lima de Silva , Renato Moreira Neves, Jessica Kerolaynne da Silva Ferreira, Roberto Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Silva , Renato Moreira Neves, Jessica Kerolaynne da Silva Ferreira, Roberto Santiago |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Jorge Antonio Lima de Silva , Renato Moreira Neves, Jessica Kerolaynne da Silva Ferreira, Roberto Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Formação Docente Perfil Profissional Brasil Formação Docente |
topic |
Ensino Superior Formação Docente Perfil Profissional Brasil Formação Docente |
description |
As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480 10.56579/rei.v6i2.1480 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v6i2.1480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480/1273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16 2674-8703 10.56579/rei.v6i2 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983751540670464 |