A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Jorge Antonio Lima de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva , Renato Moreira, Neves, Jessica Kerolaynne da Silva, Ferreira, Roberto Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480
Resumo: As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.
id CEEINTER-1_be2617684a62735c203de68007bf4eb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1480
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOREnsino SuperiorFormação DocentePerfil ProfissionalBrasilFormação DocenteAs transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.Editora CEEINTER2024-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148010.56579/rei.v6i2.1480Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-162674-870310.56579/rei.v6i2reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480/1273Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccess Jesus, Jorge Antonio Lima deSilva , Renato MoreiraNeves, Jessica Kerolaynne da SilvaFerreira, Roberto Santiago2024-09-07T15:18:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1480Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-09-07T15:18:18Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
title A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
Jesus, Jorge Antonio Lima de
Ensino Superior
Formação Docente
Perfil Profissional
Brasil
Formação Docente
title_short A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
title_full A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
title_sort A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
author Jesus, Jorge Antonio Lima de
author_facet Jesus, Jorge Antonio Lima de
Silva , Renato Moreira
Neves, Jessica Kerolaynne da Silva
Ferreira, Roberto Santiago
author_role author
author2 Silva , Renato Moreira
Neves, Jessica Kerolaynne da Silva
Ferreira, Roberto Santiago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Jorge Antonio Lima de
Silva , Renato Moreira
Neves, Jessica Kerolaynne da Silva
Ferreira, Roberto Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Formação Docente
Perfil Profissional
Brasil
Formação Docente
topic Ensino Superior
Formação Docente
Perfil Profissional
Brasil
Formação Docente
description As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm causado mudanças na formação docente no país, principalmente, para o professor que vai atuar no Ensino Superior, considerando que uma das exigências para este nível, é o professor trabalhar com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este artigo procura realizar uma reflexão acerca da formação docente no Brasil, com o propósito de apresentar o que é ser professor no ensino superior (1), a importância do labor do professor (2), os desafios e possibilidades deste perfil profissional no ensino superior (3) e a gestão docente em sala de aula como variáveis deste percurso para a qualidade da educação (4). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios com o novo modelo de sociedade, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias, minimizando as lacunas desta etapa do ensino brasileiro, como a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino superior e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480
10.56579/rei.v6i2.1480
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i2.1480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1480/1273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-16
2674-8703
10.56579/rei.v6i2
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983751540670464