O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque , Graziele Vasconcelos de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Faber, Myrian Abecassis, Lima, Alex Barreto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem.
id CEEINTER-1_1b128611e7307f603dcc5ce31fc62eef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1498
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADEPsicomotricidadeAutismoAprendizagemAutismoAprendizagemEducação EspecialA Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem.Editora CEEINTER2024-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/149810.56579/rei.v6i2.1498Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-252674-870310.56579/rei.v6i2reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498/1231Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque , Graziele Vasconcelos deFaber, Myrian AbecassisLima, Alex Barreto de2024-09-04T22:41:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1498Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-09-04T22:41:51Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
title O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
spellingShingle O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
Albuquerque , Graziele Vasconcelos de
Psicomotricidade
Autismo
Aprendizagem
Autismo
Aprendizagem
Educação Especial
title_short O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
title_full O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
title_fullStr O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
title_full_unstemmed O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
title_sort O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
author Albuquerque , Graziele Vasconcelos de
author_facet Albuquerque , Graziele Vasconcelos de
Faber, Myrian Abecassis
Lima, Alex Barreto de
author_role author
author2 Faber, Myrian Abecassis
Lima, Alex Barreto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque , Graziele Vasconcelos de
Faber, Myrian Abecassis
Lima, Alex Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Autismo
Aprendizagem
Autismo
Aprendizagem
Educação Especial
topic Psicomotricidade
Autismo
Aprendizagem
Autismo
Aprendizagem
Educação Especial
description A Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498
10.56579/rei.v6i2.1498
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i2.1498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498/1231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25
2674-8703
10.56579/rei.v6i2
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983751549059072