O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498 |
Resumo: | A Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem. |
id |
CEEINTER-1_1b128611e7307f603dcc5ce31fc62eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1498 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADEPsicomotricidadeAutismoAprendizagemAutismoAprendizagemEducação EspecialA Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem.Editora CEEINTER2024-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/149810.56579/rei.v6i2.1498Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-252674-870310.56579/rei.v6i2reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498/1231Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque , Graziele Vasconcelos deFaber, Myrian AbecassisLima, Alex Barreto de2024-09-04T22:41:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1498Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-09-04T22:41:51Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
title |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
spellingShingle |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE Albuquerque , Graziele Vasconcelos de Psicomotricidade Autismo Aprendizagem Autismo Aprendizagem Educação Especial |
title_short |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
title_full |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
title_fullStr |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
title_full_unstemmed |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
title_sort |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE |
author |
Albuquerque , Graziele Vasconcelos de |
author_facet |
Albuquerque , Graziele Vasconcelos de Faber, Myrian Abecassis Lima, Alex Barreto de |
author_role |
author |
author2 |
Faber, Myrian Abecassis Lima, Alex Barreto de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque , Graziele Vasconcelos de Faber, Myrian Abecassis Lima, Alex Barreto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Autismo Aprendizagem Autismo Aprendizagem Educação Especial |
topic |
Psicomotricidade Autismo Aprendizagem Autismo Aprendizagem Educação Especial |
description |
A Perturbação do Espectro do Autismo (DSM-V®, 2022) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que prejudica consideravelmente a interação e a comunicação das crianças. Em crianças com TEA, a falta ou insuficiência de conexões psicomotoras pode levar a dificuldades fundamentais de desenvolvimento e pode interferir no processo de aprendizagem escolar. Este artigo analisa e mostra a contribuição da Psicomotricidade no processo de aprendizagem de crianças com TEA, no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e sua relação com o processo de aprendizagem escolar. Origina-se de uma revisão sistemática, utilizando trabalhos publicados em repositórios de universidades, nas bases de dados Scielo e Google Scholar; a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas - N°: 3.608.476. A análise do material selecionado demonstra o papel significativo da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, pois a utilização dos princípios da Psicomotricidade contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente nas relações sociais e no processo de aprendizagem. A Psicomotricidade desenvolve a motricidade da criança, promove o conhecimento e o domínio do corpo; contribuindo significativamente para o desenvolvimento global e integral, auxiliando assim as crianças com TEA no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498 10.56579/rei.v6i2.1498 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v6i2.1498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1498/1231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 2 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-25 2674-8703 10.56579/rei.v6i2 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983751549059072 |