DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213 |
Resumo: | Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas. |
id |
CEEINTER-1_4b4c320962bf791faff5904772ea9921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/213 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTOalfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.AlfabetizaçãoAo considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas.Editora CEEINTER2022-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-672674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213/353Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessGiovani, FabianaMachado, Ana Lúcia2022-08-18T04:02:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/213Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2022-08-18T04:02:14Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
title |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
spellingShingle |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO Giovani, Fabiana alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia. Alfabetização |
title_short |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
title_full |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
title_fullStr |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
title_full_unstemmed |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
title_sort |
DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO |
author |
Giovani, Fabiana |
author_facet |
Giovani, Fabiana Machado, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovani, Fabiana Machado, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia. Alfabetização |
topic |
alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia. Alfabetização |
description |
Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213/353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749382701056 |