DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Fabiana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213
Resumo: Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas.
id CEEINTER-1_4b4c320962bf791faff5904772ea9921
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/213
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTOalfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.AlfabetizaçãoAo considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas.Editora CEEINTER2022-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-672674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213/353Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessGiovani, FabianaMachado, Ana Lúcia2022-08-18T04:02:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/213Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2022-08-18T04:02:14Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
title DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
spellingShingle DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
Giovani, Fabiana
alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.
Alfabetização
title_short DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
title_full DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
title_fullStr DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
title_full_unstemmed DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
title_sort DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
author Giovani, Fabiana
author_facet Giovani, Fabiana
Machado, Ana Lúcia
author_role author
author2 Machado, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Fabiana
Machado, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.
Alfabetização
topic alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.
Alfabetização
description Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213/353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 4 No. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 4 Núm. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 4 n. 1 (2022): Revista de Estudos Interdisciplinares; 54-67
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749382701056