A CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
DOI: | 10.56579/rei.v5i4.706 |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/706 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre a herança dos retrocessos na educação brasileira ocorrida nos últimos anos e que ainda resiste sob a forma de um contexto neoconservador que se instaurou no país. Busca dialogar com a dimensão do trabalho educativo, mediante a relação dialética (contradição) entre opressores e oprimidos, tendo na práxis uma ação que vise a superação dessas contradições. O estudo utilizou-se de uma abordagem com natureza bibliográfica exploratória, tendo como embasamentos metodológicos Gil (2002) e Evangelista (2012), e por base teórica Freire, (1991;1996;2005), Frigotto (2016) e Mészáros (2008). A partir da constatação da herança de retrocessos na educação e diante de argumentos de negativas da importância das políticas públicas afirmativas, torna-se necessário atuar com os conceitos de libertação e conscientização na perspectiva da educação popular. A articulação teórico-prática percebida pela consolidação de movimentos sociais na luta por direitos sonegados, bem como o necessário posicionamento da escola por uma educação que vise a autonomia, são pontos que emergem do estudo. Contudo, a herança imaterial deixada pelo bolsonarismo, ainda se expressa na atualidade, o que demandará uma práxis junto a alunos, professores e comunidade escolar da atual geração no combate ao que estamos vivenciando hoje diante de práticas de manipulação que promovem a intolerância e o ódio. |
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A CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMOConscientização; Educação; Neoconservadorismo.EducaçãoO presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre a herança dos retrocessos na educação brasileira ocorrida nos últimos anos e que ainda resiste sob a forma de um contexto neoconservador que se instaurou no país. Busca dialogar com a dimensão do trabalho educativo, mediante a relação dialética (contradição) entre opressores e oprimidos, tendo na práxis uma ação que vise a superação dessas contradições. O estudo utilizou-se de uma abordagem com natureza bibliográfica exploratória, tendo como embasamentos metodológicos Gil (2002) e Evangelista (2012), e por base teórica Freire, (1991;1996;2005), Frigotto (2016) e Mészáros (2008). A partir da constatação da herança de retrocessos na educação e diante de argumentos de negativas da importância das políticas públicas afirmativas, torna-se necessário atuar com os conceitos de libertação e conscientização na perspectiva da educação popular. A articulação teórico-prática percebida pela consolidação de movimentos sociais na luta por direitos sonegados, bem como o necessário posicionamento da escola por uma educação que vise a autonomia, são pontos que emergem do estudo. Contudo, a herança imaterial deixada pelo bolsonarismo, ainda se expressa na atualidade, o que demandará uma práxis junto a alunos, professores e comunidade escolar da atual geração no combate ao que estamos vivenciando hoje diante de práticas de manipulação que promovem a intolerância e o ódio.Editora CEEINTER2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/70610.56579/rei.v5i4.706Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 229-246Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 229-246Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 229-2462674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/706/679Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessChereta, Valter Marciano dos SantosMartins Boeira, IsmaelOliveira, Ananda Nasai Machado deZucchetti, Dinora Tereza2023-11-23T00:59:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/706Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-11-23T00:59:14Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
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