MAPEAMENTO E PROPOSIÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO CASA SÃO JOSÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jessica
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255881
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Arquivologia.
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spelling MAPEAMENTO E PROPOSIÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO CASA SÃO JOSÉExtensão Universitáriacomunidade da Serrinhadifusão de informaçõesacesso à Universidadecurricularização da extensão.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Arquivologia.Este estudo explora as necessidades da comunidade da Serrinha, localizada em Florianópolis, e a viabilidade de projetos de extensão com foco na difusão de informações e no acesso à universidade pública, mercado do trabalho e inclusão social. A pesquisa, realizada na Casa São José (CSJ), utiliza uma metodologia qualitativa, exploratória e aplicada, combinando pesquisa bibliográfica, levantamento de dados na CSJ, entrevistas com membros da equipe e grupo focal com comunidade e visualização das atividades dos estudantes. A análise de conteúdo e a triangulação de dados revelam que as necessidades educacionais da comunidade incluem alfabetização, letramento, acesso à informação, educação básica e profissionalizante e preparação para o vestibular. Barreiras como desinformação, precariedade educacional e desmotivação dificultam o acesso à universidade. A comunidade demonstra grande interesse em atividades de extensão e a CSJ se configura como um espaço estratégico para sua implementação. Recomenda-se o desenvolvimento de projetos de alfabetização, letramento, oficinas de informação, cursos profissionalizantes e fortalecimento da parceria entre a universidade e a comunidade. A curricularização da extensão se apresenta como ferramenta fundamental para projetos eficazes e sustentáveis, promovendo a inclusão social e a transformação social da comunidade.This study explores the needs of the Serrinha community, located in Florianópolis, and the feasibility of extension projects focused on disseminating information and access to public universities, the job market and social inclusion. The research, carried out at Casa São José (CSJ), uses a qualitative, exploratory and applied methodology, combining bibliographical research, data collection at CSJ, interviews with team members and focus groups with the community and visualization of student activities. Content analysis and data triangulation reveal that the community's educational needs include literacy, literacy, access to information, basic and vocational education, and college entrance exam preparation. Barriers such as misinformation, educational precariousness and lack of motivation make access to university difficult. The community shows great interest in extension activities and the CSJ is configured as a strategic space for their implementation. It is recommended the development of literacy projects, information workshops, professional courses and strengthening the partnership between the university and the community. The curricularization of extension is presented as a fundamental tool for effective and sustainable projects, promoting social inclusion and social transformation of the community.Florianópolis, SC.Werlang, Nathalia BergerUniversidade Federal de Santa Catarina.Ribeiro, Jessica2024-07-11T13:02:07Z2024-07-11T13:02:07Z2024-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article34 f.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255881Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-11T13:02:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-11T13:02:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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