CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hessler Bredow , Valdirene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Polidori Zamperetti , Maristani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208
Resumo: O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas,  processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.
id CEEINTER-1_ad1f65ec5646d066703f9706c6a61dba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃOCibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.EducaçãoCulturaO objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas,  processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.Editora CEEINTER2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-2352674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208/202Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessHessler Bredow , Valdirene Polidori Zamperetti , Maristani 2021-09-03T21:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-09-03T21:36:51Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
spellingShingle CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Hessler Bredow , Valdirene
Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.
Educação
Cultura
title_short CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_full CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_fullStr CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_sort CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
author Hessler Bredow , Valdirene
author_facet Hessler Bredow , Valdirene
Polidori Zamperetti , Maristani
author_role author
author2 Polidori Zamperetti , Maristani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hessler Bredow , Valdirene
Polidori Zamperetti , Maristani
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.
Educação
Cultura
topic Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.
Educação
Cultura
description O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas,  processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208/202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749379555328