CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas, processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural. |
id |
CEEINTER-1_ad1f65ec5646d066703f9706c6a61dba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃOCibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.EducaçãoCulturaO objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas, processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.Editora CEEINTER2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-2352674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208/202Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessHessler Bredow , Valdirene Polidori Zamperetti , Maristani 2021-09-03T21:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-09-03T21:36:51Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
title |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO Hessler Bredow , Valdirene Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais. Educação Cultura |
title_short |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
title_full |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO |
author |
Hessler Bredow , Valdirene |
author_facet |
Hessler Bredow , Valdirene Polidori Zamperetti , Maristani |
author_role |
author |
author2 |
Polidori Zamperetti , Maristani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hessler Bredow , Valdirene Polidori Zamperetti , Maristani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais. Educação Cultura |
topic |
Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais. Educação Cultura |
description |
O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas, processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/208/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 3 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 223-235 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749379555328 |