Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344 |
Resumo: | O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais. |
id |
UFRGS-7_52481314580fe08283a456db9bc70117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/46344 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internetProcessos comunicacionaisCiberculturaImagens digitaisEducação.Cibercultura e educaçãoO texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4634410.22456/1982-1654.46344Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344/34471do Couto Junior, Dilton Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-29T20:38:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/46344Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2015-07-29T20:38:33Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
title |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
spellingShingle |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet do Couto Junior, Dilton Ribeiro Processos comunicacionais Cibercultura Imagens digitais Educação. Cibercultura e educação |
title_short |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
title_full |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
title_fullStr |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
title_full_unstemmed |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
title_sort |
Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet |
author |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_facet |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Couto Junior, Dilton Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos comunicacionais Cibercultura Imagens digitais Educação. Cibercultura e educação |
topic |
Processos comunicacionais Cibercultura Imagens digitais Educação. Cibercultura e educação |
description |
O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344 10.22456/1982-1654.46344 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.46344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344/34471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183100022784 |