Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Couto Junior, Dilton Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344
Resumo: O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.
id UFRGS-7_52481314580fe08283a456db9bc70117
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/46344
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internetProcessos comunicacionaisCiberculturaImagens digitaisEducação.Cibercultura e educaçãoO texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4634410.22456/1982-1654.46344Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344/34471do Couto Junior, Dilton Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-29T20:38:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/46344Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2015-07-29T20:38:33Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
title Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
spellingShingle Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
do Couto Junior, Dilton Ribeiro
Processos comunicacionais
Cibercultura
Imagens digitais
Educação.
Cibercultura e educação
title_short Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
title_full Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
title_fullStr Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
title_full_unstemmed Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
title_sort Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
author do Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_facet do Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Couto Junior, Dilton Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Processos comunicacionais
Cibercultura
Imagens digitais
Educação.
Cibercultura e educação
topic Processos comunicacionais
Cibercultura
Imagens digitais
Educação.
Cibercultura e educação
description O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344
10.22456/1982-1654.46344
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.46344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344/34471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183100022784