MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva, José
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Edneide Maria Ferreira da Silva, Luciano Clécio Brandão Lima, Silva, Fabrícia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/822
Resumo: A monitoria é reconhecida no contexto educacional como um recurso valioso para formação de futuros educadores, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências nos envolvidos. Assim relatar experiências e discutir a importância da monitoria torna-se essencial e por isso, trazemos neste artigo um relato de experiência vivenciado durante uma componente curricular de Química no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos. Durante a componente curricular o monitor vivenciou desafios, como sanar dúvidas, apresentar estratégias de ensino para melhorar o aprendizado, elaborar atividades didáticas, criar ilustrações, usar aplicativos educacionais, além de participar da elaboração de aulas experimentais com materiais de baixo custo, relacionando a Química com cotidiano dos estudantes. Essas vivências possibilitaram ao monitor compreender a importância da monitoria na formação do educador, sendo uma ferramenta eficaz na formação docente, ao promover a interação entre monitores e estudantes, estimular o uso de recursos didáticos inovadores e possibilitar a realização de aulas experimentais, contribuindo dessa forma para que haja formação profissional significativa e com maior engajamento dos envolvidos.
id CEEINTER-1_b1b45580376635d1f3a66f744b5aaab5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/822
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIAAprendizagem; Educação do Campo; Formação docenteMonitoriaQuímicaFormação docenteA monitoria é reconhecida no contexto educacional como um recurso valioso para formação de futuros educadores, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências nos envolvidos. Assim relatar experiências e discutir a importância da monitoria torna-se essencial e por isso, trazemos neste artigo um relato de experiência vivenciado durante uma componente curricular de Química no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos. Durante a componente curricular o monitor vivenciou desafios, como sanar dúvidas, apresentar estratégias de ensino para melhorar o aprendizado, elaborar atividades didáticas, criar ilustrações, usar aplicativos educacionais, além de participar da elaboração de aulas experimentais com materiais de baixo custo, relacionando a Química com cotidiano dos estudantes. Essas vivências possibilitaram ao monitor compreender a importância da monitoria na formação do educador, sendo uma ferramenta eficaz na formação docente, ao promover a interação entre monitores e estudantes, estimular o uso de recursos didáticos inovadores e possibilitar a realização de aulas experimentais, contribuindo dessa forma para que haja formação profissional significativa e com maior engajamento dos envolvidos.Editora CEEINTER2024-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/82210.56579/rei.v6i1.822Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 1 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-23Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 1 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-23Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 1 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-232674-870310.56579/rei.v6i1reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/822/1104Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Silva, JoséEdneide Maria Ferreira da SilvaLuciano Clécio Brandão LimaSilva, Fabrícia de Castro2024-06-15T18:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/822Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2024-06-15T18:56:23Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
title MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rodrigues da Silva, José
Aprendizagem; Educação do Campo; Formação docente
Monitoria
Química
Formação docente
title_short MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Rodrigues da Silva, José
author_facet Rodrigues da Silva, José
Edneide Maria Ferreira da Silva
Luciano Clécio Brandão Lima
Silva, Fabrícia de Castro
author_role author
author2 Edneide Maria Ferreira da Silva
Luciano Clécio Brandão Lima
Silva, Fabrícia de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva, José
Edneide Maria Ferreira da Silva
Luciano Clécio Brandão Lima
Silva, Fabrícia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; Educação do Campo; Formação docente
Monitoria
Química
Formação docente
topic Aprendizagem; Educação do Campo; Formação docente
Monitoria
Química
Formação docente
description A monitoria é reconhecida no contexto educacional como um recurso valioso para formação de futuros educadores, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências nos envolvidos. Assim relatar experiências e discutir a importância da monitoria torna-se essencial e por isso, trazemos neste artigo um relato de experiência vivenciado durante uma componente curricular de Química no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos. Durante a componente curricular o monitor vivenciou desafios, como sanar dúvidas, apresentar estratégias de ensino para melhorar o aprendizado, elaborar atividades didáticas, criar ilustrações, usar aplicativos educacionais, além de participar da elaboração de aulas experimentais com materiais de baixo custo, relacionando a Química com cotidiano dos estudantes. Essas vivências possibilitaram ao monitor compreender a importância da monitoria na formação do educador, sendo uma ferramenta eficaz na formação docente, ao promover a interação entre monitores e estudantes, estimular o uso de recursos didáticos inovadores e possibilitar a realização de aulas experimentais, contribuindo dessa forma para que haja formação profissional significativa e com maior engajamento dos envolvidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/822
10.56579/rei.v6i1.822
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/822
identifier_str_mv 10.56579/rei.v6i1.822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/822/1104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Interdisciplinares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 6 No. 1 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-23
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 6 Núm. 1 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-23
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 6 n. 1 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ; 01-23
2674-8703
10.56579/rei.v6i1
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983750638895104