A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Janiele Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: De Sousa, Leandro Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501
Resumo: A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem.
id IFCE-1_1b52da75fd82cfc01aa7a03938d7af46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2501
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACiências Humanas - EducaçãoMonitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação.A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)de Sousa, Janiele SantosDe Sousa, Leandro Araujo2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Experiênciasapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/250110.21439/conexoes.v17i0.2501Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e0220032176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501/1632Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-13T14:18:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2501Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2023-06-13T14:18:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
de Sousa, Janiele Santos
Ciências Humanas - Educação
Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação.
title_short A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author de Sousa, Janiele Santos
author_facet de Sousa, Janiele Santos
De Sousa, Leandro Araujo
author_role author
author2 De Sousa, Leandro Araujo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Janiele Santos
De Sousa, Leandro Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas - Educação
Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação.
topic Ciências Humanas - Educação
Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação.
description A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de Experiências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501
10.21439/conexoes.v17i0.2501
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2501/1632
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022003
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1775029548807618560