A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/702 |
Resumo: | Este trabalho aborda sobre a política de assistência estudantil e apresenta como unidade de análise as condições de permanência de estudantes mães que se encontram em situações de vulnerabilidade social, tendo como recorte a implementação do auxílio-creche no primeiro semestre do ano de 2019, com o último edital lançado no final do ano de 2022. O âmbito dessa pesquisa é a Universidade Federal do Amazonas- UFAM, assim, mediante a implementação da assistência estudantil por meio do Decreto n° 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como política que objetiva apoiar a permanência dos estudantes na educação superior e reduzir desigualdades sociais e regionais. No contexto brasileiro, emerge, a partir do ano de 2003, uma grande expansão nas universidades que passaram por um processo de restruturação e expansão, condição que permitiu que perfis anteriormente excluídos obtivesse acesso ao Ensino Superior. As mulheres passaram a entrar na universidade, perante esse cenário, principalmente aquelas que são mães e que conciliam os estudos com a maternidade, contudo a entrada diante das condições de cuidados com os filhos e a vida familiar não se mostra favorável a permanência dessas mulheres até a conclusão de suas graduações. Nesse sentido, analisar de que modo as atuais condições de permanência de estudantes mães, beneficiárias do auxílio-creche, impactam em seus percursos acadêmicos é o objetivo dessa pesquisa, assim, utilizando dos métodos quanti e qualitativos (mixed methods) se elegeu as seguintes estratégias para apresentar os resultados: revisão de literatura; organização, categorização e tratamento estatístico. Os resultados obtidos a partir do tratamento dos dados indicam que há desafios para a política de assistência estudantil e também para a universidade quando se analisar as condições de permanência de estudantes-mães na instituição, destacando-se a necessidade de ampliação do auxílio-creche para que o espaço universitário tenha mais equidade e acolhimento com estudantes que vivenciam a maternidade na graduação. |
id |
CEEINTER-1_dfe4531f58199324061e38ed4bd97ec0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/702 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃESAssistência EstudantilMães universitáriasAssistência EstudantilMães universitáriasPoliticas PublicasEste trabalho aborda sobre a política de assistência estudantil e apresenta como unidade de análise as condições de permanência de estudantes mães que se encontram em situações de vulnerabilidade social, tendo como recorte a implementação do auxílio-creche no primeiro semestre do ano de 2019, com o último edital lançado no final do ano de 2022. O âmbito dessa pesquisa é a Universidade Federal do Amazonas- UFAM, assim, mediante a implementação da assistência estudantil por meio do Decreto n° 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como política que objetiva apoiar a permanência dos estudantes na educação superior e reduzir desigualdades sociais e regionais. No contexto brasileiro, emerge, a partir do ano de 2003, uma grande expansão nas universidades que passaram por um processo de restruturação e expansão, condição que permitiu que perfis anteriormente excluídos obtivesse acesso ao Ensino Superior. As mulheres passaram a entrar na universidade, perante esse cenário, principalmente aquelas que são mães e que conciliam os estudos com a maternidade, contudo a entrada diante das condições de cuidados com os filhos e a vida familiar não se mostra favorável a permanência dessas mulheres até a conclusão de suas graduações. Nesse sentido, analisar de que modo as atuais condições de permanência de estudantes mães, beneficiárias do auxílio-creche, impactam em seus percursos acadêmicos é o objetivo dessa pesquisa, assim, utilizando dos métodos quanti e qualitativos (mixed methods) se elegeu as seguintes estratégias para apresentar os resultados: revisão de literatura; organização, categorização e tratamento estatístico. Os resultados obtidos a partir do tratamento dos dados indicam que há desafios para a política de assistência estudantil e também para a universidade quando se analisar as condições de permanência de estudantes-mães na instituição, destacando-se a necessidade de ampliação do auxílio-creche para que o espaço universitário tenha mais equidade e acolhimento com estudantes que vivenciam a maternidade na graduação.Editora CEEINTER2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/70210.56579/rei.v5i4.702Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 142-162Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 142-162Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 142-1622674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/702/673Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz Soares, Lorena2023-09-23T23:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/702Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-09-23T23:53:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
title |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
spellingShingle |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES Muniz Soares, Lorena Assistência Estudantil Mães universitárias Assistência Estudantil Mães universitárias Politicas Publicas |
title_short |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
title_full |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
title_fullStr |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
title_full_unstemmed |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
title_sort |
A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES |
author |
Muniz Soares, Lorena |
author_facet |
Muniz Soares, Lorena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz Soares, Lorena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência Estudantil Mães universitárias Assistência Estudantil Mães universitárias Politicas Publicas |
topic |
Assistência Estudantil Mães universitárias Assistência Estudantil Mães universitárias Politicas Publicas |
description |
Este trabalho aborda sobre a política de assistência estudantil e apresenta como unidade de análise as condições de permanência de estudantes mães que se encontram em situações de vulnerabilidade social, tendo como recorte a implementação do auxílio-creche no primeiro semestre do ano de 2019, com o último edital lançado no final do ano de 2022. O âmbito dessa pesquisa é a Universidade Federal do Amazonas- UFAM, assim, mediante a implementação da assistência estudantil por meio do Decreto n° 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como política que objetiva apoiar a permanência dos estudantes na educação superior e reduzir desigualdades sociais e regionais. No contexto brasileiro, emerge, a partir do ano de 2003, uma grande expansão nas universidades que passaram por um processo de restruturação e expansão, condição que permitiu que perfis anteriormente excluídos obtivesse acesso ao Ensino Superior. As mulheres passaram a entrar na universidade, perante esse cenário, principalmente aquelas que são mães e que conciliam os estudos com a maternidade, contudo a entrada diante das condições de cuidados com os filhos e a vida familiar não se mostra favorável a permanência dessas mulheres até a conclusão de suas graduações. Nesse sentido, analisar de que modo as atuais condições de permanência de estudantes mães, beneficiárias do auxílio-creche, impactam em seus percursos acadêmicos é o objetivo dessa pesquisa, assim, utilizando dos métodos quanti e qualitativos (mixed methods) se elegeu as seguintes estratégias para apresentar os resultados: revisão de literatura; organização, categorização e tratamento estatístico. Os resultados obtidos a partir do tratamento dos dados indicam que há desafios para a política de assistência estudantil e também para a universidade quando se analisar as condições de permanência de estudantes-mães na instituição, destacando-se a necessidade de ampliação do auxílio-creche para que o espaço universitário tenha mais equidade e acolhimento com estudantes que vivenciam a maternidade na graduação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/702 10.56579/rei.v5i4.702 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/702 |
identifier_str_mv |
10.56579/rei.v5i4.702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/702/673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 142-162 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 142-162 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 142-162 2674-8703 10.56579/rei.v5i4 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983750520406016 |