Mães adolescentes negras na UFBA: As intersecções entre maternidade, raça, trabalho e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Márcia Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27167
Resumo: A monografia teve por objetivo analisar a inserção e a trajetória de estudantes universitárias da Universidade Federal da Bahia que tenham sido mães no período da adolescência. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que apoiando-se no conceito de interseccionalidade, conheceu as estratégias de permanência das mães universitárias da UFBA, além de entender qual a importância a assistência estudantil oferecida pela PROAE-UFBA para as mães universitárias, também entendeu de que maneira a gravidez na adolescência impactou e ou impacta na trajetória destas mães universitárias. Para tanto realizou-se a pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias para melhor compreensão da temática. Delimitou-se a entrevista com roteiro como a mais adequada para o estudo deste fenômeno, sendo realizadas três entrevistas com mães universitárias negras da Universidade Federal da Bahia, norteada por roteiro de perguntas. As entrevistas realizadas foram transcritas e analisadas considerando os objetivos delimitados para esta pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a gravidez na adolescência, de maior incidência em meninas negras, é motivadora para a inserção universitária, porém faz-se necessário que se constitua uma rede de permanência, composta principalmente pela família e a assistência estudantil, que evite a evasão dessas mães universitárias. Concluiu-se que a interseccionalidade aliada ao conceito de “nova mãe”, criado no séc. XIX, solidificou a ideia de maternidade como algo cuja responsabilidade vincula-se a figura feminina, tornando mais difícil para mulheres negras que realizam a tarefa de conciliá-la com a universidade e o trabalho.
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Delimitou-se a entrevista com roteiro como a mais adequada para o estudo deste fenômeno, sendo realizadas três entrevistas com mães universitárias negras da Universidade Federal da Bahia, norteada por roteiro de perguntas. As entrevistas realizadas foram transcritas e analisadas considerando os objetivos delimitados para esta pesquisa. Os resultados obtidos apontam que a gravidez na adolescência, de maior incidência em meninas negras, é motivadora para a inserção universitária, porém faz-se necessário que se constitua uma rede de permanência, composta principalmente pela família e a assistência estudantil, que evite a evasão dessas mães universitárias. Concluiu-se que a interseccionalidade aliada ao conceito de “nova mãe”, criado no séc. XIX, solidificou a ideia de maternidade como algo cuja responsabilidade vincula-se a figura feminina, tornando mais difícil para mulheres negras que realizam a tarefa de conciliá-la com a universidade e o trabalho.The objective of the monograph was to analyze the insertion and the trajectory of university students of the Federal University of Bahia who were mothers during adolescence. It was a qualitative research that, based on the concept of intersectionality, knew the strategies of permanence of the university mothers of the UFBA, besides understanding how important the student assistance offered by the PROAE-UFBA for the university mothers, also understood that adolescence has impacted and / or impacted the trajectory of these university mothers. For this purpose, the bibliographic research was carried out in primary and secondary sources to better understand the theme. The interview with the script was delimited as the most suitable for the study of this phenomenon, being carried out three interviews with black university mothers of the Federal University of Bahia, guided by question script. The interviews were transcribed and analyzed considering the objectives delimited for this research. The results show that teenage pregnancy, with a higher incidence in black girls, is a motivation for university insertion, but it is necessary to establish a permanence network, composed mainly of family and student assistance, to avoid evasion of these university mothers. It was concluded that the intersectionality allied to the concept of "new mother", created in the 19th century. XIX, solidified the idea of motherhood as something whose responsibility is linked to the female figure, making it more difficult for black women who perform the task of reconciling it with university and work.Submitted by Juliana Silva (julianamss@msn.com) on 2018-07-25T03:51:45Z No. of bitstreams: 1 TCC completo_juliana marcia santos silva.pdf: 612524 bytes, checksum: 1685eec34a76377825ced426e5740faa (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2018-08-30T17:28:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC completo_juliana marcia santos silva.pdf: 612524 bytes, checksum: 1685eec34a76377825ced426e5740faa (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-30T17:28:26Z (GMT). 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