ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255 |
Resumo: | As discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas,Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho teve por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa, sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, assegurar o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utiliza como base Seffner (2011, 2016, 2019) e Louro (2000, 2009) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam a necessidade de incluir alunos (as) através daabordagem de gênero e sexualidade no currículo. Além disso, fazemos uma análise da recentedecisão Supremo Tribunal Federal que considerou por unanimidade inconstitucional a lei que municipal que proibia a abordagem de gênero nas escolas. |
id |
CEEINTER-1_e9b91d63dd2e9762f290c3489d0c3d11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/255 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAREscola sem Partido, Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar.NenhumAs discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas,Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho teve por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa, sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, assegurar o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utiliza como base Seffner (2011, 2016, 2019) e Louro (2000, 2009) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam a necessidade de incluir alunos (as) através daabordagem de gênero e sexualidade no currículo. Além disso, fazemos uma análise da recentedecisão Supremo Tribunal Federal que considerou por unanimidade inconstitucional a lei que municipal que proibia a abordagem de gênero nas escolas.Editora CEEINTER2021-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e IdentidadeRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e IdentidadeRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255/224Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessLima , Eduardo da Silva Ferreira, EwertonCarvalho Quadrado, Jaqueline 2021-12-10T16:21:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/255Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-12-10T16:21:31Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
title |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
spellingShingle |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR Lima , Eduardo Escola sem Partido, Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar. Nenhum |
title_short |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_full |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_fullStr |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_sort |
ESCOLA SEM PARTIDO: UMA AMEAÇA A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ+ NO AMBIENTE ESCOLAR |
author |
Lima , Eduardo |
author_facet |
Lima , Eduardo da Silva Ferreira, Ewerton Carvalho Quadrado, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Ferreira, Ewerton Carvalho Quadrado, Jaqueline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima , Eduardo da Silva Ferreira, Ewerton Carvalho Quadrado, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola sem Partido, Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar. Nenhum |
topic |
Escola sem Partido, Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar. Nenhum |
description |
As discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas,Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho teve por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa, sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, assegurar o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utiliza como base Seffner (2011, 2016, 2019) e Louro (2000, 2009) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam a necessidade de incluir alunos (as) através daabordagem de gênero e sexualidade no currículo. Além disso, fazemos uma análise da recentedecisão Supremo Tribunal Federal que considerou por unanimidade inconstitucional a lei que municipal que proibia a abordagem de gênero nas escolas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/255/224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 6 (2020): Dossiê: História, Memória, Patrimônio e Identidade 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749775917056 |