PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar. |
id |
CEEINTER-1_485c323a7b17151ce15e5fdc2d7efa5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/148 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLARDireitos Humanos. Escola. Subjetividade.NenhumEste artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar.Editora CEEINTER2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e NarrativasRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e NarrativasRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148/147Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess Bitar Moukachar, Merie Alves de Paula, Thais2021-08-23T17:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/148Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-08-23T17:36:03Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Bitar Moukachar, Merie Direitos Humanos. Escola. Subjetividade. Nenhum |
title_short |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
author |
Bitar Moukachar, Merie |
author_facet |
Bitar Moukachar, Merie Alves de Paula, Thais |
author_role |
author |
author2 |
Alves de Paula, Thais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitar Moukachar, Merie Alves de Paula, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Humanos. Escola. Subjetividade. Nenhum |
topic |
Direitos Humanos. Escola. Subjetividade. Nenhum |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148/147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749280989184 |