PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitar Moukachar, Merie
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves de Paula, Thais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar.
id CEEINTER-1_485c323a7b17151ce15e5fdc2d7efa5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/148
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLARDireitos Humanos. Escola. Subjetividade.NenhumEste artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar.Editora CEEINTER2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e NarrativasRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e NarrativasRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148/147Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess Bitar Moukachar, Merie Alves de Paula, Thais2021-08-23T17:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/148Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-08-23T17:36:03Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Bitar Moukachar, Merie
Direitos Humanos. Escola. Subjetividade.
Nenhum
title_short PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
author Bitar Moukachar, Merie
author_facet Bitar Moukachar, Merie
Alves de Paula, Thais
author_role author
author2 Alves de Paula, Thais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitar Moukachar, Merie
Alves de Paula, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos. Escola. Subjetividade.
Nenhum
topic Direitos Humanos. Escola. Subjetividade.
Nenhum
description Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/148/147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 5 (2020): Patrimônio Cultural e Imaterial: Memórias e Narrativas
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749280989184