Adesão a orientações fonoaudiológicas após a alta do tratamento vocal em docentes: estudo prospectivo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000400015 |
Resumo: | OBJETIVO: investigar a adesão a orientações fonoaudiológicas de professores da rede municipal de ensino que foram atendidos no Ambulatório de Voz do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e que receberam alta da fonoterapia. MÉTODO: foi realizada entrevista por meio de telefone a 39 pacientes atendidos no período de agosto de 2007 a dezembro de 2008 no Ambulatório de Voz do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. A entrevista visou analisar a adesão a orientações após alta fonoterápica. RESULTADOS: os resultados desta pesquisa apontam que 34 pacientes (87,1%) referem seguir as orientações fonoaudiológicas, quatro (10,2%) seguem parcialmente e um (2,5%) refere não seguir. CONCLUSÃO: os professores, em sua maioria, aderem às orientações fonoaudiológicas após alta fonoterápica. Os resultados sugerem que a terapia fonoaudiológica favorece a manutenção de um comportamento vocal saudável. |
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Adesão a orientações fonoaudiológicas após a alta do tratamento vocal em docentes: estudo prospectivoVozDistúrbios da VozAdesão do PacienteFonoaudiologiaOBJETIVO: investigar a adesão a orientações fonoaudiológicas de professores da rede municipal de ensino que foram atendidos no Ambulatório de Voz do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e que receberam alta da fonoterapia. MÉTODO: foi realizada entrevista por meio de telefone a 39 pacientes atendidos no período de agosto de 2007 a dezembro de 2008 no Ambulatório de Voz do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. A entrevista visou analisar a adesão a orientações após alta fonoterápica. RESULTADOS: os resultados desta pesquisa apontam que 34 pacientes (87,1%) referem seguir as orientações fonoaudiológicas, quatro (10,2%) seguem parcialmente e um (2,5%) refere não seguir. CONCLUSÃO: os professores, em sua maioria, aderem às orientações fonoaudiológicas após alta fonoterápica. Os resultados sugerem que a terapia fonoaudiológica favorece a manutenção de um comportamento vocal saudável.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000400015Revista CEFAC v.14 n.4 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000105info:eu-repo/semantics/openAccessGama,Ana Cristina CôrtesBicalho,Viviane SouzaValentim,Amanda FreitasBassi,Iara BarretoTeixeira,Letícia CaldasAssunção,Ada Ávilapor2012-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000400015Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-08-30T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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