Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brancalioni,Ana Rita
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreno,Ana Clara, Souza,Ana Paula Ramos de, Cesa,Carla Ciceri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200021
Resumo: TEMA: a evolução linguística de um sujeito com síndrome não esclarecida, caracterizada por prejuízos motores e ausência de fala, a partir da introdução do recurso da prancha de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA). PROCEDIMENTOS: realizou-se um estudo de caso de um sujeito, que no início da pesquisa tinha 6 anos e 8 meses. O período estudado compreendeu agosto de 2007 a dezembro de 2008. Este sujeito já se encontrava em atendimento fonoaudiológico desde 2002, com queixa de escape de saliva e ausência de fala, apresentando poucas evoluções fonoaudiológicas, no que se refere à oralidade. Durante o período estudado, a intervenção fonoaudiológica preconizou a introdução da prancha de CAA em um funcionamento dialógico que incluiu a família e a escola. Foram realizadas avaliações observacionais por meio do PROC antes e após o período estudado. RESULTADOS: a evolução do menino foi positiva tanto em relação à compreensão, quanto expressão linguística. O uso da CAA favoreceu o surgimento da fala. Tanto na família quanto na escola, foi possível perceber boa incorporação do uso desse recurso considerando a perspectiva teórica em que foi introduzido. CONCLUSÃO: a CAA, em uma perspectiva dialógica, apresentou-se com boa generalização de uso, o que permitiu avanços linguísticos no caso estudado.
id CEFAC-1_1cbecaf5e1f01ffd01b42329c19df525
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462011000200021
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um casoAuxiliares de Comunicação para DeficientesBarreiras de ComunicaçãoLinguagem InfantilPatologia da Fala e LinguagemTEMA: a evolução linguística de um sujeito com síndrome não esclarecida, caracterizada por prejuízos motores e ausência de fala, a partir da introdução do recurso da prancha de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA). PROCEDIMENTOS: realizou-se um estudo de caso de um sujeito, que no início da pesquisa tinha 6 anos e 8 meses. O período estudado compreendeu agosto de 2007 a dezembro de 2008. Este sujeito já se encontrava em atendimento fonoaudiológico desde 2002, com queixa de escape de saliva e ausência de fala, apresentando poucas evoluções fonoaudiológicas, no que se refere à oralidade. Durante o período estudado, a intervenção fonoaudiológica preconizou a introdução da prancha de CAA em um funcionamento dialógico que incluiu a família e a escola. Foram realizadas avaliações observacionais por meio do PROC antes e após o período estudado. RESULTADOS: a evolução do menino foi positiva tanto em relação à compreensão, quanto expressão linguística. O uso da CAA favoreceu o surgimento da fala. Tanto na família quanto na escola, foi possível perceber boa incorporação do uso desse recurso considerando a perspectiva teórica em que foi introduzido. CONCLUSÃO: a CAA, em uma perspectiva dialógica, apresentou-se com boa generalização de uso, o que permitiu avanços linguísticos no caso estudado.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200021Revista CEFAC v.13 n.2 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000068info:eu-repo/semantics/openAccessBrancalioni,Ana RitaMoreno,Ana ClaraSouza,Ana Paula Ramos deCesa,Carla Ciceripor2011-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000200021Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-05-04T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
title Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
spellingShingle Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
Brancalioni,Ana Rita
Auxiliares de Comunicação para Deficientes
Barreiras de Comunicação
Linguagem Infantil
Patologia da Fala e Linguagem
title_short Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
title_full Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
title_fullStr Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
title_full_unstemmed Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
title_sort Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso
author Brancalioni,Ana Rita
author_facet Brancalioni,Ana Rita
Moreno,Ana Clara
Souza,Ana Paula Ramos de
Cesa,Carla Ciceri
author_role author
author2 Moreno,Ana Clara
Souza,Ana Paula Ramos de
Cesa,Carla Ciceri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brancalioni,Ana Rita
Moreno,Ana Clara
Souza,Ana Paula Ramos de
Cesa,Carla Ciceri
dc.subject.por.fl_str_mv Auxiliares de Comunicação para Deficientes
Barreiras de Comunicação
Linguagem Infantil
Patologia da Fala e Linguagem
topic Auxiliares de Comunicação para Deficientes
Barreiras de Comunicação
Linguagem Infantil
Patologia da Fala e Linguagem
description TEMA: a evolução linguística de um sujeito com síndrome não esclarecida, caracterizada por prejuízos motores e ausência de fala, a partir da introdução do recurso da prancha de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA). PROCEDIMENTOS: realizou-se um estudo de caso de um sujeito, que no início da pesquisa tinha 6 anos e 8 meses. O período estudado compreendeu agosto de 2007 a dezembro de 2008. Este sujeito já se encontrava em atendimento fonoaudiológico desde 2002, com queixa de escape de saliva e ausência de fala, apresentando poucas evoluções fonoaudiológicas, no que se refere à oralidade. Durante o período estudado, a intervenção fonoaudiológica preconizou a introdução da prancha de CAA em um funcionamento dialógico que incluiu a família e a escola. Foram realizadas avaliações observacionais por meio do PROC antes e após o período estudado. RESULTADOS: a evolução do menino foi positiva tanto em relação à compreensão, quanto expressão linguística. O uso da CAA favoreceu o surgimento da fala. Tanto na família quanto na escola, foi possível perceber boa incorporação do uso desse recurso considerando a perspectiva teórica em que foi introduzido. CONCLUSÃO: a CAA, em uma perspectiva dialógica, apresentou-se com boa generalização de uso, o que permitiu avanços linguísticos no caso estudado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.13 n.2 2011
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575862038528