Estágio curricular Supervisionado: percepções do aluno-terapêuta em Fonoaudiologia no âmbito hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Moisés Andrade dos Santos de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira,Camila Lima Verde, Braga,Cleiciane Martins, Almeida,Kelly Alves de, Pessoa,Rakel Ximenes, Almeida,Rita de Cássia Araújo, Mesquita,Thamyris Marron de, Muniz,Maria Cláudia Mendes Caminha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100016
Resumo: OBJETIVO: construir uma descrição da percepção dos estagiários do curso de fonoaudiologia em leito hospitalar. MÉTODO: pesquisa realizada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II em Fonoaudiologia do último semestre do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza no período de fevereiro a junho de 2010. Optou-se por uma abordagem qualitativa registrando-se, por parte dos estagiários-pesquisadores, suas impressões pessoais, por meio da construção de diários e notas de campo, no atendimento a pacientes neurogênicos à beira do leito. RESULTADOS: as categorias encontradas dividiram-se em: ansiedade e frustração; insegurança e incapacidade; angústia, tristeza e medo; empoderamento profissional; empatia e lembranças e; sentimentos negativos. Os sentimentos ressaltaram o medo de intervir com o paciente. Porém, a rotina faz o estagiário mais seguro quanto aos seus procedimentos e, com o tempo, é possível controlar os sentimentos em relação às medidas a serem tomadas junto ao paciente. CONCLUSÃO: concluiu-se que as percepções referidas pelos estagiários estão diretamente relacionadas ao impacto emocional inicial. A falta da vivência interfere na atuação, fazendo o aluno buscar o apoio do docente. É pela experiência que o estagiário adquire conhecimento técnico-prático, proporcionando uma reflexão crítica que o leva à autoconfiança. A importância de levar o aluno ao pensamento crítico-reflexivo torna-o um profissional consciente de seu papel na sociedade, possibilitando a um atendimento mais humanizado e diferenciado implicando em uma melhora na qualidade de atendimento do paciente debilitado.
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