O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800018 |
Resumo: | OBJETIVOS: investigar o portfólio como instrumento de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia e verificar as expectativas e conhecimento acerca da Fonoaudiologia. MÉTODOS: pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, corpus de 24 sujeitos, do 1º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. A coleta de dados ocorreu por meio de portfólios e depoimentos escritos dos sujeitos. Foram aceitas mais de uma resposta nas categorias de análise. Para análise estatística foram utilizados os Testes Exato de Fischer e Qui-Quadrado. RESULTADOS: os portfólios evidenciam quanto à visão inicial da Fonoaudiologia que 53% dos sujeitos (n=15) indicaram conhecer a profissão por contato anterior e 40% referiram pouco conhecimento da profissão ao ingressar no Curso. 71% dos sujeitos (n=24) apontaram o ajudar/lidar com as pessoas como uma das principais razões da escolha da Fonoaudiologia. Quanto aos depoimentos escritos, 71% (n=24) dos sujeitos referiram que o portfólio possibilitou reflexão e 50% que foi um meio de aquisição de conhecimento quanto à contribuição do portfólio. CONCLUSÃO: os achados mostram que o portfólio se constitui como importante instrumento processual e reflexivo. Verificam-se mudanças no decorrer da disciplina, em relação às expectativas iniciais e ao conhecimento dos sujeitos acerca da Fonoaudiologia. Contribui para a definição da escolha da profissão, em alguns casos, e favorece a percepção acerca do papel das demais disciplinas, angústias comuns entre os alunos, nessa época da graduação. |
id |
CEFAC-1_2239a1371bcfac6f7c2ab8c1eaed1a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462009000800018 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidadeEducação SuperiorPatologia da Fala e LinguagemAvaliaçãoOBJETIVOS: investigar o portfólio como instrumento de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia e verificar as expectativas e conhecimento acerca da Fonoaudiologia. MÉTODOS: pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, corpus de 24 sujeitos, do 1º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. A coleta de dados ocorreu por meio de portfólios e depoimentos escritos dos sujeitos. Foram aceitas mais de uma resposta nas categorias de análise. Para análise estatística foram utilizados os Testes Exato de Fischer e Qui-Quadrado. RESULTADOS: os portfólios evidenciam quanto à visão inicial da Fonoaudiologia que 53% dos sujeitos (n=15) indicaram conhecer a profissão por contato anterior e 40% referiram pouco conhecimento da profissão ao ingressar no Curso. 71% dos sujeitos (n=24) apontaram o ajudar/lidar com as pessoas como uma das principais razões da escolha da Fonoaudiologia. Quanto aos depoimentos escritos, 71% (n=24) dos sujeitos referiram que o portfólio possibilitou reflexão e 50% que foi um meio de aquisição de conhecimento quanto à contribuição do portfólio. CONCLUSÃO: os achados mostram que o portfólio se constitui como importante instrumento processual e reflexivo. Verificam-se mudanças no decorrer da disciplina, em relação às expectativas iniciais e ao conhecimento dos sujeitos acerca da Fonoaudiologia. Contribui para a definição da escolha da profissão, em alguns casos, e favorece a percepção acerca do papel das demais disciplinas, angústias comuns entre os alunos, nessa época da graduação.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800018Revista CEFAC v.11 n.4 2009reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462009000800018info:eu-repo/semantics/openAccessChun,Regina Yu ShonBahia,Mariana Mendespor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462009000800018Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-01-21T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
title |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
spellingShingle |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade Chun,Regina Yu Shon Educação Superior Patologia da Fala e Linguagem Avaliação |
title_short |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
title_full |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
title_fullStr |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
title_full_unstemmed |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
title_sort |
O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade |
author |
Chun,Regina Yu Shon |
author_facet |
Chun,Regina Yu Shon Bahia,Mariana Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Bahia,Mariana Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chun,Regina Yu Shon Bahia,Mariana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Patologia da Fala e Linguagem Avaliação |
topic |
Educação Superior Patologia da Fala e Linguagem Avaliação |
description |
OBJETIVOS: investigar o portfólio como instrumento de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia e verificar as expectativas e conhecimento acerca da Fonoaudiologia. MÉTODOS: pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, corpus de 24 sujeitos, do 1º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. A coleta de dados ocorreu por meio de portfólios e depoimentos escritos dos sujeitos. Foram aceitas mais de uma resposta nas categorias de análise. Para análise estatística foram utilizados os Testes Exato de Fischer e Qui-Quadrado. RESULTADOS: os portfólios evidenciam quanto à visão inicial da Fonoaudiologia que 53% dos sujeitos (n=15) indicaram conhecer a profissão por contato anterior e 40% referiram pouco conhecimento da profissão ao ingressar no Curso. 71% dos sujeitos (n=24) apontaram o ajudar/lidar com as pessoas como uma das principais razões da escolha da Fonoaudiologia. Quanto aos depoimentos escritos, 71% (n=24) dos sujeitos referiram que o portfólio possibilitou reflexão e 50% que foi um meio de aquisição de conhecimento quanto à contribuição do portfólio. CONCLUSÃO: os achados mostram que o portfólio se constitui como importante instrumento processual e reflexivo. Verificam-se mudanças no decorrer da disciplina, em relação às expectativas iniciais e ao conhecimento dos sujeitos acerca da Fonoaudiologia. Contribui para a definição da escolha da profissão, em alguns casos, e favorece a percepção acerca do papel das demais disciplinas, angústias comuns entre os alunos, nessa época da graduação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462009000800018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.11 n.4 2009 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122574277640192 |