Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arce,Vladimir Andrei Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000301004
Resumo: Processos de trabalho em Saúde Mental da Fonoaudiologia no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil são o tema deste estudo. A partir de uma reflexão sobre os limites da clínica fonoaudiológica tradicional desempenhada com crianças que apresentavam graves transtornos mentais em um serviço público especializado em Saúde Mental infanto-juvenil no Distrito Federal, propôs-se a reorientação do trabalho a partir da criação de novos dispositivos clínicos no sentido da desinstitucionalização e do cuidado interdisciplinar. A busca pela interdisciplinaridade e o rompimento com ações fragmentadas e isoladas dos profissionais foram as principais mudanças observadas. Na realidade do trabalho dos fonoaudiólogos foram inseridas práticas de acolhimento, atendimentos em grupo, ações intersetoriais, participação em oficinas terapêuticas e educação permanente, bem como foram redefinidos critérios para o acesso precoce de usuários ao profissional a partir de uma gestão coletiva da clínica. Houve significativo avanço no cuidado em saúde mental de crianças atendidas no serviço, com importantes reflexos na transformação das concepções e das práticas de saúde produzidas pelos fonoaudiólogos. Propõe-se que a Fonoaudiologia ultrapasse a barreira estrita da produção científica clínico-terapêutica disciplinar acerca dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento em direção à construção de uma clínica psicossocial, de modo a assumir e fortalecer o papel político deste profissional na luta pela permanente implantação da Reforma Psiquiátrica brasileira, em defesa do cuidado integral a estas crianças.
id CEFAC-1_235ecd8bb0e21f0362d16a44e082264a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000301004
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocialFonoaudiologiaSaúde MentalCriançaAdolescenteServiços de Saúde MentalProcessos de trabalho em Saúde Mental da Fonoaudiologia no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil são o tema deste estudo. A partir de uma reflexão sobre os limites da clínica fonoaudiológica tradicional desempenhada com crianças que apresentavam graves transtornos mentais em um serviço público especializado em Saúde Mental infanto-juvenil no Distrito Federal, propôs-se a reorientação do trabalho a partir da criação de novos dispositivos clínicos no sentido da desinstitucionalização e do cuidado interdisciplinar. A busca pela interdisciplinaridade e o rompimento com ações fragmentadas e isoladas dos profissionais foram as principais mudanças observadas. Na realidade do trabalho dos fonoaudiólogos foram inseridas práticas de acolhimento, atendimentos em grupo, ações intersetoriais, participação em oficinas terapêuticas e educação permanente, bem como foram redefinidos critérios para o acesso precoce de usuários ao profissional a partir de uma gestão coletiva da clínica. Houve significativo avanço no cuidado em saúde mental de crianças atendidas no serviço, com importantes reflexos na transformação das concepções e das práticas de saúde produzidas pelos fonoaudiólogos. Propõe-se que a Fonoaudiologia ultrapasse a barreira estrita da produção científica clínico-terapêutica disciplinar acerca dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento em direção à construção de uma clínica psicossocial, de modo a assumir e fortalecer o papel político deste profissional na luta pela permanente implantação da Reforma Psiquiátrica brasileira, em defesa do cuidado integral a estas crianças.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000301004Revista CEFAC v.16 n.3 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620146613info:eu-repo/semantics/openAccessArce,Vladimir Andrei Rodriguespor2014-08-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000301004Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2014-08-07T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
title Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
spellingShingle Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
Arce,Vladimir Andrei Rodrigues
Fonoaudiologia
Saúde Mental
Criança
Adolescente
Serviços de Saúde Mental
title_short Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
title_full Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
title_fullStr Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
title_full_unstemmed Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
title_sort Fonoaudiologia e Saúde Mental: reorientando o trabalho na perspectiva da atenção psicossocial
author Arce,Vladimir Andrei Rodrigues
author_facet Arce,Vladimir Andrei Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arce,Vladimir Andrei Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Saúde Mental
Criança
Adolescente
Serviços de Saúde Mental
topic Fonoaudiologia
Saúde Mental
Criança
Adolescente
Serviços de Saúde Mental
description Processos de trabalho em Saúde Mental da Fonoaudiologia no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil são o tema deste estudo. A partir de uma reflexão sobre os limites da clínica fonoaudiológica tradicional desempenhada com crianças que apresentavam graves transtornos mentais em um serviço público especializado em Saúde Mental infanto-juvenil no Distrito Federal, propôs-se a reorientação do trabalho a partir da criação de novos dispositivos clínicos no sentido da desinstitucionalização e do cuidado interdisciplinar. A busca pela interdisciplinaridade e o rompimento com ações fragmentadas e isoladas dos profissionais foram as principais mudanças observadas. Na realidade do trabalho dos fonoaudiólogos foram inseridas práticas de acolhimento, atendimentos em grupo, ações intersetoriais, participação em oficinas terapêuticas e educação permanente, bem como foram redefinidos critérios para o acesso precoce de usuários ao profissional a partir de uma gestão coletiva da clínica. Houve significativo avanço no cuidado em saúde mental de crianças atendidas no serviço, com importantes reflexos na transformação das concepções e das práticas de saúde produzidas pelos fonoaudiólogos. Propõe-se que a Fonoaudiologia ultrapasse a barreira estrita da produção científica clínico-terapêutica disciplinar acerca dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento em direção à construção de uma clínica psicossocial, de modo a assumir e fortalecer o papel político deste profissional na luta pela permanente implantação da Reforma Psiquiátrica brasileira, em defesa do cuidado integral a estas crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000301004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000301004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620146613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.3 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579205947392