Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009 |
Resumo: | OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas. |
id |
CEFAC-1_2c76a8c5abd726f990ea9b1cb9fdf587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462010000400009 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamentalLinguagemMemóriaPercepção VisualDislexiaTranstornos de AprendizagemOBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009Revista CEFAC v.12 n.4 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010000400009info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Patricia Manfrin FontesBernardes,Neide Guzmán BlancoMisorelli,Mari IvoneChiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Lealpor2010-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000400009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-09-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental Barbosa,Patricia Manfrin Fontes Linguagem Memória Percepção Visual Dislexia Transtornos de Aprendizagem |
title_short |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_full |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_sort |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
author |
Barbosa,Patricia Manfrin Fontes |
author_facet |
Barbosa,Patricia Manfrin Fontes Bernardes,Neide Guzmán Blanco Misorelli,Mari Ivone Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes,Neide Guzmán Blanco Misorelli,Mari Ivone Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa,Patricia Manfrin Fontes Bernardes,Neide Guzmán Blanco Misorelli,Mari Ivone Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Memória Percepção Visual Dislexia Transtornos de Aprendizagem |
topic |
Linguagem Memória Percepção Visual Dislexia Transtornos de Aprendizagem |
description |
OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462010000400009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.12 n.4 2010 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122574978088960 |