Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Patricia Manfrin Fontes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bernardes,Neide Guzmán Blanco, Misorelli,Mari Ivone, Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009
Resumo: OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas.
id CEFAC-1_2c76a8c5abd726f990ea9b1cb9fdf587
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000400009
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamentalLinguagemMemóriaPercepção VisualDislexiaTranstornos de AprendizagemOBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009Revista CEFAC v.12 n.4 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010000400009info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Patricia Manfrin FontesBernardes,Neide Guzmán BlancoMisorelli,Mari IvoneChiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Lealpor2010-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000400009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-09-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
title Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
spellingShingle Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
Barbosa,Patricia Manfrin Fontes
Linguagem
Memória
Percepção Visual
Dislexia
Transtornos de Aprendizagem
title_short Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
title_full Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
title_fullStr Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
title_sort Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
author Barbosa,Patricia Manfrin Fontes
author_facet Barbosa,Patricia Manfrin Fontes
Bernardes,Neide Guzmán Blanco
Misorelli,Mari Ivone
Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal
author_role author
author2 Bernardes,Neide Guzmán Blanco
Misorelli,Mari Ivone
Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Patricia Manfrin Fontes
Bernardes,Neide Guzmán Blanco
Misorelli,Mari Ivone
Chiappetta,Ana Lúcia de Magalhães Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Memória
Percepção Visual
Dislexia
Transtornos de Aprendizagem
topic Linguagem
Memória
Percepção Visual
Dislexia
Transtornos de Aprendizagem
description OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.4 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122574978088960