Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600010 |
Resumo: | OBEJTIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações. |
id |
CEFAC-1_2e37057104977c0b66d13bc764ae513d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462013000600010 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditivaDesenvolvimento InfantilPerda AuditivaCogniçãoComportamentoOBEJTIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600010Revista CEFAC v.15 n.6 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462013005000051info:eu-repo/semantics/openAccessTabaquim,Maria de Lourdes M.Nardi,Camila G.A.Ferrari,Juliana B.Moretti,Cibelle N.Yamada,Midori O.Bevilacqua,Maria Cecíliapor2014-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000600010Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2014-01-24T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
title |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
spellingShingle |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva Tabaquim,Maria de Lourdes M. Desenvolvimento Infantil Perda Auditiva Cognição Comportamento |
title_short |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
title_full |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
title_fullStr |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
title_sort |
Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva |
author |
Tabaquim,Maria de Lourdes M. |
author_facet |
Tabaquim,Maria de Lourdes M. Nardi,Camila G.A. Ferrari,Juliana B. Moretti,Cibelle N. Yamada,Midori O. Bevilacqua,Maria Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Nardi,Camila G.A. Ferrari,Juliana B. Moretti,Cibelle N. Yamada,Midori O. Bevilacqua,Maria Cecília |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tabaquim,Maria de Lourdes M. Nardi,Camila G.A. Ferrari,Juliana B. Moretti,Cibelle N. Yamada,Midori O. Bevilacqua,Maria Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Infantil Perda Auditiva Cognição Comportamento |
topic |
Desenvolvimento Infantil Perda Auditiva Cognição Comportamento |
description |
OBEJTIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462013005000051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.15 n.6 2013 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122578792808448 |